Estudantes da rede pública estadual do Piauí já podem se inscrever no programa CNH Social Estudantil, que oferece formação gratuita para a primeira habilitação na categoria A (moto). O projeto, lançado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), vai beneficiar 10 mil alunos com isenção total de taxas e curso completo de formação.
As inscrições seguem até 26 de maio e devem ser feitas por meio do site da Seduc. Podem participar estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com 18 anos completos até a data de conclusão do curso.
Inscrições podem ser feitas por meio do site da Seduc (Clique Aqui).
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA BAIXAR O EDITAL:
60-editais-14-05-2025-10-42-43
Educação para o trânsito com inclusão
O curso teórico é extracurricular, gratuito e com carga horária de 45 horas, ministrado por instrutores credenciados pelo Detran-PI. As aulas acontecem aos sábados pela manhã, com transmissão ao vivo pelo Canal Educação. Os estudantes também terão acesso à etapa prática de direção veicular, sem custos.
Para participar da fase prática, os alunos precisam ter frequência mínima de 75% nas aulas teóricas e aprovação no exame escrito. A expectativa é que os primeiros certificados sejam emitidos ainda este ano.
Oportunidade e transformação
Segundo o secretário de Educação, Washington Bandeira, a CNH Social Estudantil representa uma política pública que alia cidadania, inclusão e acesso ao mercado de trabalho. “É mais uma ação da nossa política de Universalização das Escolas de Tempo Integral, preparando os estudantes para o Enem e para a vida”, afirmou.
A diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, destaca que o programa também contribui para a formação de condutores mais conscientes. “Estamos formando uma geração preparada para os desafios da mobilidade com segurança”, disse.
Abrangência estadual
Nesta edição, o projeto atenderá 84 escolas estaduais em 14 municípios do Piauí. A lista completa das instituições participantes está disponível no edital publicado no site da Seduc. Os nomes dos alunos selecionados serão divulgados até 28 de maio, junto com as orientações sobre as aulas e o material didático.