O Governo Federal anunciou a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida, que faz a concessão de casas populares. Na próxima quarta-feira, 20, a Caixa Econômica Federal irá realizar uma capacitação com representantes de Associações, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para orientar como deve acontecer as inscrições da população.
O Clique União conversou com um representante do sindicato, que esclareceu que a capacitação é destinada apenas a representantes de Associações ou de Bairro.
O Sindicato alertou, ainda, que, neste momento, o candidato inscrito para ganhar uma residência ainda não precisa pagar nenhuma taxa. Dessa forma, o beneficiado do Minha Casa Minha Vida só começa a pagar quando for contemplado.
A Prefeitura de União, através da SEMASC, informou que, neste momento, não está havendo inscrições para o Minha Casa Minha Vida através do Município.
Assista ao vídeo com mais detalhes!
Como se inscrever?
Quem se enquadra na Faixa 1 precisa fazer um cadastro no plano de moradias do governo na prefeitura da cidade em que reside e, após feita a inscrição da família no CadÚnico, ocorrerá a análise e validação dos documentos da família, que precisam atender alguns critérios do programa.
As famílias aprovadas serão comunicadas sobre o sorteio das moradias (quando não há unidades habitacionais o suficiente para todos). Ao ser contemplada, ela recebe as informações necessárias e, tendo seu cadastro validado, o contrato do financiamento pelo MCMV é assinado.
Já as famílias nas faixas 2 e 3 podem fazer a contratação do financiamento em uma entidade organizadora ou instituição financeira opere o MCMV (Banco do Brasil ou Caixa Econômica).
Primeiramente, a família precisa escolher o imóvel e informar os detalhes do financiamento e dados pessoais, bastando simular pelo site da Caixa, que apresentará o resultado e, caso seja aprovado, basta apresentar a documentação na instituição, em uma agência ou correspondente Caixa.
Aprovada e validada a documentação, por fim, a assinatura do contrato é realizada.