A Caixa esclarece

Moradores do Santa Helena recebem carta solicitando desocupação do imóvel

Banco informou que os notificados podem procurar a agência local para regularizar…

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG_7477

Alguns moradores do Residencial Santa Helena continuam informando o Clique União sobre o recebimento de uma carta onde a Caixa Econômica solicita a entrega da chave da casa.

A Instituição financeira cita o Fundo de Arrendamento Residencial – FAR criado pela Lei 10.188, solicitando a desocupação e a entrega das chaves do imóvel ocupado irregularmente pelos moradores, e ainda inclui um prazo improrrogável de 05 (cinco) dias, contados do recebimento da Notificação, sob pena de adoção das medidas judiciais cabíveis.
A Caixa informa que as chaves do imóvel em epígrafe devem ser entregues na Agência UNIAO-PI, localizada no endereço AVENIDA FELINTO REGO 132, CENTRO, UNIAO/PI.

Em Setembro, a Caixa Econômica Federal divulgou um esclarecimento sobre a notificação que alguns moradores do Residencial Santa Helena, em União, receberam. O Clique União repercutiu a preocupação das famílias que vivem no residencial, que foram informadas pelo banco de que deveriam devolver as chaves dos imóveis em até cinco dias.

Em nota, o banco informou que os notificados podem procurar a agência local para regularizar eventuais pendências e, uma vez resolvidas, receber o documento definitivo do imóvel. “ Em relação ao Residencial Santa Helena, esclarecemos que, conforme contato já estabelecido com a Associação de Moradores, foi orientado que os beneficiários compareçam à agência da CAIXA – localizada à Avenida Felinto Rego, nº 132, no centro da cidade, para regularização de eventuais pendências, através de agendamentos que possibilitam maior agilidade e comodidade no atendimento. Uma vez atestada a regularidade da ocupação, caso o contrato esteja enquadrado na Portaria MCidades 1248/2023, terá o termo de quitação disponibilizado em até 30 dias”, diz a Nota enviada pela a Assessoria do Banco.

A Caixa Econômica também alertou sobre os cuidados que os beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida devem observar e sobre como a população pode denunciar irregularidades no programa habitacional. Confira a seguir:

A CAIXA informa que é vedada pela legislação do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1 – Recursos FAR, Lei 11.977/2009, portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional nº 2.081/2020 e Lei nº 14.620/2023, a venda, aluguel, cessão a qualquer título, doação ou não ocupação dos imóveis durante o período de vigência do contrato assinado pelo beneficiário.

Quando do recebimento de denúncias durante a vigência do contrato, a CAIXA solicita a verificação do estado de ocupação e situação da unidade habitacional ao ente público local, responsável pela indicação dos beneficiários e pelas diligências no empreendimento.

Caso constatada alguma irregularidade, o beneficiário é notificado a fim de comprovar a regularidade da ocupação, sendo adotadas se necessárias medidas para reintegração de posse da unidade ao FAR, e posterior destinação a outra família selecionada pelo ente público local, conforme regras do Programa. Além disso, o beneficiário fica impedido de participar de novos programas habitacionais do governo federal.

Denúncias de ocupação irregular, venda, aluguel, invasão ou abandono do imóvel podem ser registradas por meio do canal SAC, pelo endereço www.caixa.gov.br e pelos telefones 0800 726 0101 – SAC e número 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais localidades) ou em qualquer agência.

FIQUE POR DENTRO:

Alguns moradores do Residencial Santa Helena recebem notificação para desocupar imóvel

MCMV: CAIXA esclarece notificação enviada a moradores do Santa Helena

Compartilhe!

Veja também
IMG_5328

Conscientização Ambiental

Atividades já passaram por escolas, áreas de preservação e grupos comunitários…
IMG_5322

Ministério Público

Medida também orienta delegado Charles Pessoa a interromper publicações com investigados, presos e abordados pela…
4C1A6772-A291-425A-AA84-355B74C03819

Catolicismo

Fiéis são convidados a participar da celebração que destaca a presença de Cristo na Eucaristia…
IMG_3475-1

Regulação

Paciente sofreu fratura após uma queda e, durante a internação, teve um AVC…
4ea0d004-c8b0-49e8-b84f-f8372ca720eb

Matéria em colaboração

Tarifa Social garante até 100% do valor equivalente ao consumo de energia, mas beneficiários precisam…
IMG_4398

Oportunidade

O curso oferece 220 horas de formação e é voltada para pessoas a partir de…
Matérias relacionadas
4C1A6772-A291-425A-AA84-355B74C03819

Catolicismo

Fiéis são convidados a participar da celebração que destaca a presença de Cristo na Eucaristia…
IMG_4340

Enem

Solicitações podem ser feitas até 5 de junho…
IMG_4307

Inauguração

Chegada da nova filial reforça o crescimento da marca e amplia as opções de compras…
prova-do-enem

Enem 2026

Prazo segue até 5 de junho e provas serão aplicadas em novembro, nos dias 8…
edc6b90d-9f0a-40af-b992-ec0a141bf33a

Matéria em colaboração

No período junino, organizadores e comerciantes devem solicitar o serviço com antecedência para garantir segurança…
IMG_4183

PNAB

Capacitação gratuita será realizada no dia 30 de maio e terá vagas limitadas para artistas,…