Faleceu, nesta segunda-feira (23), a professora e escritora unionense Miriam Oliveira Costa; de causas naturais, aos 101 anos de idade.
O Clique União conversou com sua filha Suzane Oliveira, que destacou o amor de sua mãe, pelas artes.
“Ela sempre gostou de ser professora, mas ela foi uma artista de todas as artes, durante a vida inteira, em especial à música que era sua grande paixão; mas ela também era pintora, escritora.”
Miriam Jales teve 10 livros publicados e teve 6 filhos, deixando 5 filhos vivos e vários netos e bisnetos.
A professora era viúva do Doutor Cleanto Jales de Carvalho, advogado na cidade de São Pedro do Piauí. Eles casaram-se em União mas moravam em Teresina.
“Ela contribuiu muito para a literatura porque os escritos dela tinha uma pegada diferente. Ela gostava de contar histórias de pessoas da cidade e suas experiências”, relatou Suzane.
Recentemente, em novembro deste ano 2024, ela chegou a participar do lançamento do livro “Estanha – coletânea de prosa unionense”, organizado por João Batista. O evento ocorreu em União, Piauí.
Miriam, acompanhada de sua filha Suzane Oliveira, declamou uma de suas produções literárias, arrancando aplausos do público presente.
As contribuições de Miriam Jales à literatura piauiense, a prosa regional, são valorizadas na cena cultural local. Sua participação em eventos literários reforça seu compromisso com a promoção da cultura do Piauí.
Seu velório está acontecendo em Teresina. O Clique Cultura presta condolências aos familiares e amigos de Miriam.
BIOGRAFIA DE MIRIAM JALES
Fonte: Estanha – coletânea de prosa unionense
Miriam Oliveira Costa nasceu no dia 28 de março de 1923 na cidade de União, no Piauí. Filha de Protásio e Maria de Lourdes, foi a segunda dos sete filhos do casal. Foi aluna da musicista Mundica Ferreira e, com ela, aprendeu a tocar violino e bandolim. Anos mais tarde, incorporou o acordeom e o pandeiro dentre os instrumentos tocados. Em meados dos anos 1930, Miriam foi aluna interna no Colégio Sagrado Coração de Jesus, onde fez o ginásio e o curso normal. Em 1944, com 21 anos e já formada, voltou para sua terra natal, onde passou a lecionar no Grupo Escolar Fenelon Castelo Branco.
No dia 25 de dezembro de 1946, na casa de seus pais, em União, Miriam casou-se com o advogado Cleanto Jales de Carvalho e passou a se chamar Miriam Oliveira Jales de Carvalho. O casal foi morar em Teresina, onde teve 6 filhos: Carlos Roberto, Elder Wilson, Cleanto Filho, Paulo Rubens, Simone e Suzane. Ressalta-se que, na década de 1950, Miriam morou em São Pedro do Piauí, acompanhando o marido que se elegera prefeito municipal. Após o fim do mandato, retornaram para Teresina.
Artista nata, Miriam Jales é pintora, restauradora de imagens de gesso e escritora, tendo publicado 10 livros. É membro da Academia de Letras de Sete Cidades.