Connect with us

Destaques

Morre ex-vereador Chico Teófilo, ícone da vaquejada unionense

Morreu na madrugada deste sábado, 02, o vaqueiro e ex-vereador Chico Teófilo. A família preferiu não dá detalhes das causas, informou apenas que foi uma hemorragia. Recentemente, ele tinha passado por uma cirurgia e também sofreu um acidente de carro.

Chico Teófilo estava internado há seis dias no Hospital de União e aguardava vaga para um hospital em Teresina. O corpo já está na residência dele, onde será velado, na Rua Benedito Rêgo, ao lado da Associação dos Vaqueiros.

Há cinco meses, em setembro de 2018, a esposa do Senhor Chico Teófilo, Conceição Pierote, também faleceu.

Chico Teófilo tinha 67 anos, era vaqueiro e dono da Fazenda do Vaqueiro, local onde realizava vaquejada todos os anos no dia 29 de agosto. Foi vereador de União, fundador e presidente do Coral dos Vaqueiros de União. Fundou, também, a primeira Associação de vaqueiros do Brasil, a AVAU em União, da qual era o atual presidente. Foi, também, um dos fundadores do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de União, SSPU. Foi um dos fundadores e presidente, por dois mandatos, da Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE, de União.

Todos os anos estava à frente da tradicional procissão dos vaqueiros e da vaquejada no dia 29 de agosto na comemoração do Dia do Vaqueiro nos Festejos de São Raimundo nonato em União.

Como vereador, criou o Dia Municipal do Vaqueiro. Depois, com suas influências políticas, conseguiu que o dia 29 de agosto se tornasse Dia Estadual do Vaqueiro e, mais à frente, Dia Nacional do Vaqueiro, como agora é o dia oficial em todo o Brasil.

PUBLICIDADE

1 Comment

1 Comment

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Notícias Destaques

    Facebook

    Polícia

    Mais Acessadas