MPF recomenda suspensão de eventos políticos para conter disseminação da Covid-19

Procurador regional eleitoral recomenda que a campanha política seja de forma virtual, sem aglomerações….

Reportagem Clique União

Compartilhe!

Reprodução Tv Clube

O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí recomendou a suspensão dos eventos políticos em todo o estado para conter a disseminação do novo coronavírus. O ofício foi assinado nesta quarta-feira (28) pelo procurador regional eleitoral, Leonardo Carvalho Cavalcante de Oliveira.

A recomendação foi uma resposta da Procuradoria Regional Eleitoral ao parecer técnico encaminhado pela Diretoria da Unidade de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa) sobre o protocolo específico do Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE), que estabelece orientações aos partidos políticos durante a campanha eleitoral.

Entre as novas orientações, o MPF recomenda que a campanha política seja de forma virtual, sem aglomerações. As recomendações referem-se a toda campanha eleitoral municipal de 2020, incluindo o segundo turno.

Confira as novas orientações:

  1. Que todos os partidos políticos e candidatos se abstenham de promover, incentivar, realizar, participar ou permitir que se realize qualquer ato de campanha que importe em aglomerações, como comícios, carreatas, passearas, caminhadas, bandeiraços, reuniões e eventos em geral relacionados;
  2. A campanha política democrática deverá ocorrer de forma virtual, sem que haja aglomerações e com menor risco de dano à saúde da população;
  3. As visitas de candidatos aos eleitores são permitidas, desde que, se siga as seguintes recomendações:
    a) O candidato não seja acompanhado por mais de 5 apoiadores;
    b) as visitas domiciliares ocorram sem a entrada dos candidatos e apoiadores no domicílio. A visita deve se limitar à área peri-domiciliar (preferencialmente na área da frente do terreno);
    c) todos deverão obrigatoriamente usar máscaras de proteção facial (candidatos, apoiadores e residentes nos domicílios visitados);
    e) candidatos não deverão permitir que as visitas se tornem “caminhadas políticas”, não devem ser acompanhados por número de pessoas superior ao estabelecido na alínea “a”.
  4. Todos os partidos políticos e candidatos orientem a seus apoiadores, colaboradores e eleitores a cumprirem todas as normas técnicas definidas pelas autoridades sanitárias.
  5. As recomendações acima referem-se a toda campanha eleitoral municipal de 2020, incluindo o segundo turno.

Compartilhe!

Veja também
R

Maior Indicador do Brasil

A média nacional é de 9,2%, 7,6 pontos percentuais abaixo do número registrado no Piauí…
WhatsApp Image 2025-04-23 at 10.18.01 (1)

COPA APPM

Confira lances do jogo no Canal Clique União, no Youtube….
titulo_eleitor-14685323

veja passo a passo

Quem não regularizar o cadastro pode ter o título eleitoral cancelado…
e9d9a7d5-7178-49bf-aa2c-42ace63ff2fa-1024x576 (1)

CIDADANIA

Mais informações podem ser obtidas pelos canais de atendimento da Defensoria: 📱 WhatsApp: (86) 9…
IMG_2717

Consignado CLT

Empréstimo não pode ser contratado por telefone…
Matérias relacionadas
WhatsApp Image 2025-05-10 at 13.27.52

Igualdade Racial

Proposta busca contribuições para a criação do Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial…
IMG_5606

Ensino Superior

Inscrições começam em 26 de maio…
ae05c523-ef63-49ac-bb22-8b39b6a2178a

Tradição e Identidade

Assista ao vídeo!…
R

Maior Indicador do Brasil

A média nacional é de 9,2%, 7,6 pontos percentuais abaixo do número registrado no Piauí…
5d4bdc23-7d0a-40d9-9373-53288df9eb4e

Região Central

A ação criminosa ocorreu em um restaurante na Avenida Zuca Lopes…
Semed União

no Auditório da SEMED

A escuta tem como objetivo ouvir a comunidade cultural unionense…