Connect with us

Covid-19

Número de vidas perdidas para a COVID em União em 2021 iguala ao ano de 2020, segundo a SESAPI

O número de óbitos provocados pela COVID-19, em União, nos primeiros seis meses de 2021 já é  igual ao número de vidas perdidas para a doença no ano passado, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde – SESAPI. Já a Secretaria Municipal divulga números diferentes e contesta os dados contabilizados pelo Estado.

De acordo com o Boletim Epidemiológico estadual, atualizado diariamente, 62 unionenses já morreram vítimas do Novo Coronavírus. Sendo 31 mortes em oitos meses de Pandemia em 2020 e outras 31 nos primeiros seis meses de 2021.

A Secretaria Municipal de Saúde de União não considera os óbitos de 2020, divulgando apenas os registrados na nova gestão iniciada em janeiro de 2021. De acordo com a Secretaria local, foram 23 vitimas neste ano e os números do ano passado em “estão em análise”.

Sobre a divergência nos dados, a SESAPI informou ao Clique União que recebe os registros dos hospitais e das Secretarias Municipais.

A Secretária de Saúde do Município de União, Elaine Melo, disse que alguns óbitos são colocados pelo Estado antes da confirmação da causa da morte. “Tem óbitos que estão na planilha que não são do nosso município. Inclusive ontem falamos com o pessoal da SESAPI, porque na declaração de óbito na causa da morte tem suspeita de COVID e quando o exame vem negativo. Então não é para eles colocarem na planilha”, disse Elaine Melo.

O primeiro caso de COVID-19 em União aconteceu no dia 18 de abril de 2020 e o primeiro óbito foi registrado no dia 04 de junho do mesmo ano. Até dezembro, foram 31 óbitos  de acordo com os dados do Estado e do Município que divulgava boletim diário.

Vacinação

O Município de União está vacinando o público geral com idade a partir de 45 anos, além de trabalhadores do comércio, da indústria e transporte de passageiros. De acordo com o Vacinômetro Municipal, foram aplicadas 16.664 doses de vacinas até esta quarta-feira, 30. Dez por cento da população de União já tomou as duas doses ou a dose única do imunizante.

 

 

 

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

Mais Acessadas