O Agronegócio em União em tempos de pandemia

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

agro

Segundo especialistas, o Agronegócio causa forte impacto social na geração de emprego, por isso, nesta quarta, dia 15, Dr. Ricardo, pré-candidato à prefeitura de União, falou sobre a importância do Agronegócio e de que forma pode impulsionar a economia do município, como uma atividade essencial e de subsistência.

“A Produção agrícola e pecuária garantem segurança alimentar e estimulam o crescimento sustentável do país. Na prática, isso significa que a agricultura e a pecuária são responsáveis não só pelo que acaba em sua mesa, mas por uma cadeia de produção que envolve vários segmentos da economia: agricultores, fabricantes de maquinário, nutricionistas, veterinários, transportadores, chegando até os lojistas e ao consumidor”, disse Dr. Ricardo.

Ele complementa: “Hoje União é destaque na produção de açúcar e álcool e União tem um potencial muito grande e daria pra produzir outros produtos. Em baixa escala atualmente se produz cajuína, azeite de coco, goma, farinha, leite, dentre outros. Mas se houver um trabalho de cooperativas, dando apoio ao pequeno produtor rural, a cidade vai crescer e vai produzir ainda mais esses produtos que hoje estão sendo produzidos em baixa escala”, disse.

Questionado sobre a situação atual do Brasil que está refletindo em todos os estados ele assevera que “agronegócio é uma das principais atividades e move boa parte da economia brasileira. Além da importância econômica, o agronegócio causa forte impacto social na geração de emprego e no abastecimento das casas brasileiras. Então acredito que seja uma das áreas que sofrerá menos impacto após essa pandemia mundial”, explicou.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as medidas aplicadas atualmente definem diretamente no isolamento social, onde a cadeia de produção e comercialização deve permanecer sem modificações, uma vez que a demanda não será reduzida pela crise, tratando-se do Brasil, pois é o país considerado o grande celeiro perante a outros países, principalmente na produção de alimentos. “Os efeitos do novo coronavírus na economia mundial abalou os mercados financeiros na última semana. O dólar, por exemplo, chegou a passar dos R$ 5, por exemplo. Quando falo sobre agronegócio não estou afirmando que está área não sofrerá impactos, mas que precisamos entender que é uma atividade “fim” e de subsistência e, por isso, essencial a todos. Sobre o nosso município, na minha opinião, é necessário investir em cooperativas, pois será um leque para a produção desses produtos que hoje são feitos em baixa escala.”, finalizou Dr. Ricardo.

Compartilhe!

Veja também
IMG_5328

Conscientização Ambiental

Atividades já passaram por escolas, áreas de preservação e grupos comunitários…
4C1A6772-A291-425A-AA84-355B74C03819

Catolicismo

Fiéis são convidados a participar da celebração que destaca a presença de Cristo na Eucaristia…
IMG_3475-1

Regulação

Paciente sofreu fratura após uma queda e, durante a internação, teve um AVC…
IMG_4398

Oportunidade

O curso oferece 220 horas de formação e é voltada para pessoas a partir de…
POLICIA MILITAR

VIOLÊNCIA

Suspeito foi localizado após buscas e levado à Casa da Mulher Brasileira….
IML PI

TRÂNSITO

A motocicleta apresentava a parte frontal bastante danificada…
Matérias relacionadas
4C1A6772-A291-425A-AA84-355B74C03819

Catolicismo

Fiéis são convidados a participar da celebração que destaca a presença de Cristo na Eucaristia…
IMG_4340

Enem

Solicitações podem ser feitas até 5 de junho…
IMG_4307

Inauguração

Chegada da nova filial reforça o crescimento da marca e amplia as opções de compras…
prova-do-enem

Enem 2026

Prazo segue até 5 de junho e provas serão aplicadas em novembro, nos dias 8…
edc6b90d-9f0a-40af-b992-ec0a141bf33a

Matéria em colaboração

No período junino, organizadores e comerciantes devem solicitar o serviço com antecedência para garantir segurança…
IMG_4183

PNAB

Capacitação gratuita será realizada no dia 30 de maio e terá vagas limitadas para artistas,…