Connect with us

Covid-19

O Agronegócio em União em tempos de pandemia

Segundo especialistas, o Agronegócio causa forte impacto social na geração de emprego, por isso, nesta quarta, dia 15, Dr. Ricardo, pré-candidato à prefeitura de União, falou sobre a importância do Agronegócio e de que forma pode impulsionar a economia do município, como uma atividade essencial e de subsistência.

“A Produção agrícola e pecuária garantem segurança alimentar e estimulam o crescimento sustentável do país. Na prática, isso significa que a agricultura e a pecuária são responsáveis não só pelo que acaba em sua mesa, mas por uma cadeia de produção que envolve vários segmentos da economia: agricultores, fabricantes de maquinário, nutricionistas, veterinários, transportadores, chegando até os lojistas e ao consumidor”, disse Dr. Ricardo.

Ele complementa: “Hoje União é destaque na produção de açúcar e álcool e União tem um potencial muito grande e daria pra produzir outros produtos. Em baixa escala atualmente se produz cajuína, azeite de coco, goma, farinha, leite, dentre outros. Mas se houver um trabalho de cooperativas, dando apoio ao pequeno produtor rural, a cidade vai crescer e vai produzir ainda mais esses produtos que hoje estão sendo produzidos em baixa escala”, disse.

Questionado sobre a situação atual do Brasil que está refletindo em todos os estados ele assevera que “agronegócio é uma das principais atividades e move boa parte da economia brasileira. Além da importância econômica, o agronegócio causa forte impacto social na geração de emprego e no abastecimento das casas brasileiras. Então acredito que seja uma das áreas que sofrerá menos impacto após essa pandemia mundial”, explicou.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as medidas aplicadas atualmente definem diretamente no isolamento social, onde a cadeia de produção e comercialização deve permanecer sem modificações, uma vez que a demanda não será reduzida pela crise, tratando-se do Brasil, pois é o país considerado o grande celeiro perante a outros países, principalmente na produção de alimentos. “Os efeitos do novo coronavírus na economia mundial abalou os mercados financeiros na última semana. O dólar, por exemplo, chegou a passar dos R$ 5, por exemplo. Quando falo sobre agronegócio não estou afirmando que está área não sofrerá impactos, mas que precisamos entender que é uma atividade “fim” e de subsistência e, por isso, essencial a todos. Sobre o nosso município, na minha opinião, é necessário investir em cooperativas, pois será um leque para a produção desses produtos que hoje são feitos em baixa escala.”, finalizou Dr. Ricardo.

PUBLICIDADE

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

Mais Acessadas