MIGUEL ALVES

PARFOR/UFPI avalia impacto das atividades curriculares de extensão em Miguel Alves

Socialização das experiências desenvolvidas na disciplina de ACE no Polo de Miguel Alves…

Reportagem Clique União

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Equipe de coordenadores e apoio do PARFOR/UFPI no Polo de Miguel Alves
Equipe de coordenadores e apoio do PARFOR/UFPI no Polo de Miguel Alves

No sábado (31), as Coordenações Institucional e de Cursos do PARFOR/UFPI estiveram no Polo de Miguel Alves para acompanhamento da socialização das experiências desenvolvidas pelos cursistas no âmbito da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE).

Estiveram presentes a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, e os Coordenadores de Cursos: Prof. Fábio Soares (Educação Física), Profa. Bartira Viana (Geografia), Prof. Francisco Vilanova (História) e Profa. Maraisa Lopes (Letras-Libras).

Na ocasião, a Profa. Glória Ferro ressaltou a importância da disciplina para o processo formativo dos cursistas. “Os nossos cursos são pautados na tríade: pesquisa, ensino e extensão. E as Atividades Curriculares de Extensão representam um momento muito especial e importante, pois a Universidade ultrapassa seus muros e chega à escola básica, que é o ponto de partida e de chegada do nosso Programa”, afirmou.

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Durante visita à turma de Pedagogia

A Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Raimunda Pereira, destaca que esse acompanhamento por parte das Coordenações é essencial para a garantia da qualidade do trabalho desenvolvido pelos cursistas. “A disciplina de ACE é de extrema importância para que os alunos desenvolvam efetivamente a extensão. Percebemos a evolução deles em cada ACE e o reflexo na prática docente de cada um”.

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Professoras Raimunda Pereira e Glória Ferro discutem sobre demandas do Polo

Segundo o Prof. Francisco Vilanova, Coordenador do curso de História, esse acompanhamento é fundamental para avaliar como ocorreu o desenvolvimento das atividades planejadas e seus impactos na sociedade e nas escolas. “Diante do que foi visto, percebemos que as atividades desenvolvidas nas escolas e em outros espaços sociais de Miguel Alves, se configuram como um retorno dos saberes obtidos no processo formativo dos cursistas, que levam às escolas e à comunidade eixos temáticos necessários à formação escolar e social por meio de oficinas, palestras e outras atividades”.

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Apresentação de cursistas do curso de História

Para Jesus Araújo, cursista de Geografia, a importância da disciplina de ACE no processo formativo está em promover a interação entre a Universidade e a comunidade, facilitando a aplicação da teoria na prática. “Isso permite que o estudante coloque em prática o que aprendeu, tornando o ensino de Geografia mais relevante. Nessa perspectiva, contribui para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que as oficinas possibilitam aulas mais atraentes e alunos mais participativos”, avaliou.

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Aplicação da atividade de ACE da turma de Geografia em escola de Miguel Alves

De acordo com a Profa. Artenilde Silva, que ministrou a disciplina de ACE IV na turma de Educação Física, com o tema: Educação, Cidadania e Direitos Humanos, “O PARFOR/UFPI é um exemplo a ser seguido pelos demais modelos de formação de professores, pois apresenta no seu formato de “aplicação” de saberes, este jeito específico de lidar com temas tão conflitantes por serem tão necessários em uma qualificação profissional, oferendo instrumentos  ao mesmo tempo que fomenta a criação de novas estratégias e metodologias para serem utilizados na propagação de mudanças paradigmáticas dentro e fora da sala de aula”.

 

Fonte: ufpi.br

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