Uma passageira que se desloca diariamente entre Teresina e União registrou a situação precária do transporte de passageiros entre as duas cidades. Nas imagens, embora confusas devido à lotação, é possível perceber várias pessoas em pé dentro do veículo — o que é proibido pelas leis de trânsito. As cenas foram gravadas dentro de uma van de transporte alternativo.
A passageira relatou que, mesmo com a van já cheia, mais passageiros continuam sendo embarcados. Segundo ela, o problema é agravado pela falta de veículos suficientes na rota.
A empresa Arêa Leão, responsável pela linha de ônibus convencional entre Teresina e União, reafirmou que há uma decisão judicial impedindo a circulação de algumas vans. No entanto, segundo a empresa, nos dias em que não há fiscalização, essas vans clandestinas continuam operando, enquanto os ônibus circulam “vazios”. Ainda de acordo com a Arêa Leão, a empresa possui veículos suficiente para atender à demanda de União, mas a presença irregular das vans compromete a programação, já que não é possível prever os dias em que elas estarão ativas.