Passageiros que realizavam o trajeto Teresina-União na tarde desta quinta-feira (10) enfrentaram momentos de desconforto durante uma forte chuva. Imagens gravadas por ocupantes do veículo mostram a água entrando pelo teto do ônibus em movimento (vídeo disponível no final da matéria).
Segundo relato de uma passageira, que preferiu não se identificar, o embarque ocorreu por volta das 16h, no centro de Teresina. O problema teria começado já na zona rural, na PI-112. De acordo com ela, o ônibus estava quase lotado e muitos passageiros acabaram se molhando. A denunciante também afirmou que há poucos veículos em circulação, o que provoca demora nos pontos de parada.
Procurada pelo Clique União, a empresa Área Leão, responsável pela linha, informou que o incidente foi um caso isolado, provocado por um parafuso solto na parte de ventilação do ônibus. Com os ventos fortes, a tampa da ventilação se levantou, permitindo a entrada da água. A empresa afirma que o problema aconteceu em um único ônibus e já foi resolvido.
Em relação à reclamação sobre a quantidade reduzida de ônibus, a empresa destacou que possui uma frota ampla, inclusive com veículos novos que não estão sendo utilizados. O motivo, segundo o empresário Chico Área Leão, seria a falta de fiscalização contra o transporte clandestino.
“No dia em que há fiscalização, a demanda aparece e os ônibus circulam cheios. Quando não há, os veículos saem, às vezes, com apenas dois passageiros. Fica difícil para a empresa manter uma operação regular sem saber se haverá ou não a concorrência dos veículos que, teoricamente, estão proibidos de rodar”, explicou.