O último mês de julho, marcado pelas férias escolares, registrou um aumento no número de casos envolvendo colisões de veículos com postes da rede elétrica. De acordo com o último levantamento da Equatorial Piauí, foram contabilizados 113 abalroamentos, sendo o mês com maior número de ocorrências em 2024. Isso mostra que em média, ocorreram quatro acidentes por dia somente nesse período. Em relação ao ano passado, quando foram registrados 78 casos, houve um aumento de 44%.
Os dados de 2024 mostram um aumento expressivo em relação ao ano passado. Enquanto de janeiro a julho de 2023 foram registradas 422 colisões com postes, neste ano, o número saltou para 655 no mesmo período. Isso representa um aumento de mais de 55% no número de ocorrências.
Teresina é a cidade com o maior número de casos, registrando 88 ocorrências neste ano, representando 13% do total. O ranking é completado por Lagoa Alegre (38), Luzilândia (21), Campo Maior (18) e Floriano (17).
As colisões com postes causam danos à estrutura da rede elétrica e consequentemente interrupções no fornecimento de energia. Somente em 2024, mais de 90 mil clientes ficaram sem energia devido a abalroamento de postes. “É importante ressaltar que devido aos danos severos à rede elétrica causados por essas colisões, o tempo de restabelecimento da energia é maior, porque muitas vezes são necessárias equipes especializadas e uma maior logística para transporte de materiais, explica Abraão Galeno, Executivo de Estudos e Desempenho do Sistema da Equatorial Piauí.
O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?
A Equatorial Piauí orienta que a população não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências que envolvam a rede elétrica, a recomendação é que entre em contato por meio da Central de atendimento, pelo número 0800 086 0800.
Em casos em que a vítima se encontra dentro do veículo e o cabo cair, a orientação é aguardar dentro do veículo e não tocar nas partes metálicas, acione a Equatorial e o Corpo de Bombeiros.
Ressarcimento de danos à rede pelos condutores
Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo e com base no Artigo 927 do Código Civil, ele é responsabilizado pelos danos materiais e serviços de reparação.
Fonte: Equatorial Piauí