Connect with us

Destaques

PI 112 liberada após portesto; a Equatorial se posiciona sobre o caso

Publicado

em

A rodovia foi liberada totalmente no final da tarde desta sexta-feira,29, após 10 horas de protesto.

Atualizada em 29/01/2021 às 19:50

Desde as 7h da manhã desta sexta-feira (29/01), moradores da região do Povoado David Caldas, zona rural de União, fazem um protesto na localidade São João. A PI 112 que dá acesso de Teresina a União segue interditada.

Eles cobram melhorias nas estradas da região, a recuperação dos 11km de pista que liga o São João até David Caldas e, principalmente, uma melhoria na qualidade da energia elétrica que, segundo eles, falta constantemente e as vezes chegam a ficar cincos dias sem energia na região.

Uma leitora nos informou que ficou das 12h30 às 16h40 aguardando passar pelo local onde os manifestantes bloqueiam a estrada. “Eles estão muito decididos. Não para de chegar pneu para queimar”, contou a mulher que estava vindo de Teresina para União. Os manifestantes somente estão deixando ultrapassar a barreira, crianças, idosos e enfermos. “Eles não estão abrindo nada para ninguém, apenas pra a ambulância”, finalizou.

A Polícia esteve no local mas não conseguiu acordo com os populares. A PM disse que não podiam interferir, pois a ação é pacífica. A equipe do Clique União esteve no local e fomos informados por manifestantes que os funcionários da Equatorial não se aproximaram para conversar. “Eles saíram pelo lado oposto para não dar de cara com a manifestação”, contou um popular.

Outra unionense no local, contou que haviam alguns funcionários da empresa responsável pela energia elétrica no Piauí e que estes desviaram do protesto seguindo para a capital pelo canavial.

“Falta de respeito as pessoas precisam ter que fazer isso pra ter o básico. E pra poder conseguirem o seu objetivo , acaba que tira o direito do outro de ir e vir. E não boto culpa neles. Eu boto é nesses empresários e políticos, que deixam o povo largado as traças”, disse a mulher que esperava na fila de carros.

 

Em nota, a Equatorial informou ao Clique que reconhece o direito à livre manifestação e tem mantido diálogo aberto com a comunidade, em contato com os principais líderes da região, para melhor entender as reinvindicações.

Confira a Nota de Esclarecimento na íntegra!

A Equatorial Piauí esclarece que, nos últimos dias, após o registro das ocorrências de oscilações de energia na região do Povoado Davi Caldas, na PI 112, zona rural de Teresina, implementou uma série de medidas para garantir a melhoria do fornecimento de energia na região, marcada pela existência de vegetação densa, o que traz impactos para a rede em períodos de fortes ventos e chuvas, como ocorrido nesta semana.

A Distribuidora reconhece o direito à livre manifestação e tem mantido diálogo aberto com a comunidade, em contato com os principais líderes da região, para melhor entender as reinvindicações. Importante ressaltar que manifestação, como divulgado, visou, de forma geral, solicitar das autoridades melhorias na segurança pública, estradas, além de iluminação pública – responsabilidade da prefeitura de cada município, além das reclamações sobre oscilação e falta de energia.

Para atendimento às ocorrências identificadas, foram enviadas equipes na manhã desta sexta (29). Contudo, a obstrução da via realizada na manifestação impediu o acesso dos técnicos e a realização do serviço de forma ágil. A ocorrência registrada às 7h23 desta sexta-feira somente teve atendimento concluído às 14h50, após liberação do acesso por parte dos manifestantes.

Melhorias previstas para a região
Para garantir o fornecimento de energia com qualidade e segurança, para 2021 estão previstas várias ações de melhoria para a rede que atende o povoado David Caldas.

Os investimentos contemplam a construção de 2,5 km de rede de 13,8 kV, com instalação de novas chaves de proteção na rede e melhorias de chaves religadoras. Além disso, a energização de uma nova rede com 9 km de extensão, irá permitir alimentar os clientes por mais de um circuito, garantindo maior flexibilidade operacional.

Falta de energia elétrica no Povoado David Caldas

Há dois dias, o Portal Clique União noticiou que o povoado chegou a ficar cinco dias sem energia e as oscilações e faltas estavam constantes. Na ocasião, a Equatorial comunicou que iria enviar na data (26/01), uma equipe para fazer um diagnóstico das melhorias necessárias para a solução definitiva do problema na região. Um morador informou que apenas hoje, três dias depois, uma equipe esteve no local.

Facebook

Notícias Destaques

Polícia

Mais Acessadas