Connect with us

Destaques

PI 112 liberada após portesto; a Equatorial se posiciona sobre o caso

Redação

A rodovia foi liberada totalmente no final da tarde desta sexta-feira,29, após 10 horas de protesto.

Atualizada em 29/01/2021 às 19:50

Desde as 7h da manhã desta sexta-feira (29/01), moradores da região do Povoado David Caldas, zona rural de União, fazem um protesto na localidade São João. A PI 112 que dá acesso de Teresina a União segue interditada.

Eles cobram melhorias nas estradas da região, a recuperação dos 11km de pista que liga o São João até David Caldas e, principalmente, uma melhoria na qualidade da energia elétrica que, segundo eles, falta constantemente e as vezes chegam a ficar cincos dias sem energia na região.

Uma leitora nos informou que ficou das 12h30 às 16h40 aguardando passar pelo local onde os manifestantes bloqueiam a estrada. “Eles estão muito decididos. Não para de chegar pneu para queimar”, contou a mulher que estava vindo de Teresina para União. Os manifestantes somente estão deixando ultrapassar a barreira, crianças, idosos e enfermos. “Eles não estão abrindo nada para ninguém, apenas pra a ambulância”, finalizou.

A Polícia esteve no local mas não conseguiu acordo com os populares. A PM disse que não podiam interferir, pois a ação é pacífica. A equipe do Clique União esteve no local e fomos informados por manifestantes que os funcionários da Equatorial não se aproximaram para conversar. “Eles saíram pelo lado oposto para não dar de cara com a manifestação”, contou um popular.

Outra unionense no local, contou que haviam alguns funcionários da empresa responsável pela energia elétrica no Piauí e que estes desviaram do protesto seguindo para a capital pelo canavial.

“Falta de respeito as pessoas precisam ter que fazer isso pra ter o básico. E pra poder conseguirem o seu objetivo , acaba que tira o direito do outro de ir e vir. E não boto culpa neles. Eu boto é nesses empresários e políticos, que deixam o povo largado as traças”, disse a mulher que esperava na fila de carros.

 

Em nota, a Equatorial informou ao Clique que reconhece o direito à livre manifestação e tem mantido diálogo aberto com a comunidade, em contato com os principais líderes da região, para melhor entender as reinvindicações.

Confira a Nota de Esclarecimento na íntegra!

A Equatorial Piauí esclarece que, nos últimos dias, após o registro das ocorrências de oscilações de energia na região do Povoado Davi Caldas, na PI 112, zona rural de Teresina, implementou uma série de medidas para garantir a melhoria do fornecimento de energia na região, marcada pela existência de vegetação densa, o que traz impactos para a rede em períodos de fortes ventos e chuvas, como ocorrido nesta semana.

A Distribuidora reconhece o direito à livre manifestação e tem mantido diálogo aberto com a comunidade, em contato com os principais líderes da região, para melhor entender as reinvindicações. Importante ressaltar que manifestação, como divulgado, visou, de forma geral, solicitar das autoridades melhorias na segurança pública, estradas, além de iluminação pública – responsabilidade da prefeitura de cada município, além das reclamações sobre oscilação e falta de energia.

Para atendimento às ocorrências identificadas, foram enviadas equipes na manhã desta sexta (29). Contudo, a obstrução da via realizada na manifestação impediu o acesso dos técnicos e a realização do serviço de forma ágil. A ocorrência registrada às 7h23 desta sexta-feira somente teve atendimento concluído às 14h50, após liberação do acesso por parte dos manifestantes.

Melhorias previstas para a região
Para garantir o fornecimento de energia com qualidade e segurança, para 2021 estão previstas várias ações de melhoria para a rede que atende o povoado David Caldas.

Os investimentos contemplam a construção de 2,5 km de rede de 13,8 kV, com instalação de novas chaves de proteção na rede e melhorias de chaves religadoras. Além disso, a energização de uma nova rede com 9 km de extensão, irá permitir alimentar os clientes por mais de um circuito, garantindo maior flexibilidade operacional.

Falta de energia elétrica no Povoado David Caldas

Há dois dias, o Portal Clique União noticiou que o povoado chegou a ficar cinco dias sem energia e as oscilações e faltas estavam constantes. Na ocasião, a Equatorial comunicou que iria enviar na data (26/01), uma equipe para fazer um diagnóstico das melhorias necessárias para a solução definitiva do problema na região. Um morador informou que apenas hoje, três dias depois, uma equipe esteve no local.

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Cidades2 dias atrás

Homem que furtou arma de delegacia de Miguel Alves é condenado a 19 anos de prisão

O acusado de roubar uma arma de fogo de grosso calibre da Delegacia de Miguel Alves e, logo após, praticar...

Destaques3 dias atrás

PPP da Agespisa: Governador apresenta projeto a empresários e quer investimento de R$ 8 bilhões

O Governador do Piauí apresentou a investidores o projeto de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da...

Miguel Alves4 dias atrás

Equatorial fará análise para iluminação pública em rua do Centro do Designo 

No último dia 17, o Clique União relatou a situação de cerca de vinte famílias que vivem na Rua das...

Destaques4 dias atrás

Homem é preso no Bairro Nossa Senhora das Graças, após tentar fugir de abordagem da PM, em União

Um homem, identificado pela Polícia Militar pelas iniciais A.C.S foi preso na madrugada deste domingo (21/04), por volta das 00:16,...

Destaques4 dias atrás

Camila Sousa toma posse como nova Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de União

Na última semana, tomou posse a nova secretária de agricultura e meio ambiente do município de União, Camila Sousa Oliveira....

Destaques5 dias atrás

IPTU 2024 de União tem desconto de 10% na conta única até o dia 31 de maio

O IPTU 2024 de União tem desconto de 10% na cota única até o dia 31 de maio. O objetivo...

Destaques6 dias atrás

Eleições 2024: prazo para troca de local de votação termina em 8 de maio

Processo pode ser feito inteiramente online, através da plataforma Título Net, do TSE.

Destaques6 dias atrás

Prefeitura de Lagoa Alegre divulga Concurso Público com 68 vagas

A Prefeitura de Lagoa Alegre anuncia a realização de um novo Concurso Público, com o objetivo de preencher 68 para profissionais...

Miguel Alves7 dias atrás

Polícia Federal investiga fraudes em licitações em Miguel Alves

A Polícia Federal, com o apoio técnico e operacional da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, nesta sexta-feira (19/4), a Operação...

Destaques7 dias atrás

Segunda revisão gratuita para inscritos no Concurso Público Nacional Unificado acontece neste domingo (21)

No Piauí, mais de 50 mil aspirantes a cargos públicos terão uma ferramenta valiosa na preparação para o Concurso Público...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas