A cidade de União foi um dos alvos da Operação Pacto Pela Ordem, deflagrada na manhã desta quarta-feira (9) pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí. A ação, coordenada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), teve como objetivo desarticular uma célula ligada a uma facção criminosa com atuação em diferentes regiões do estado.
No total, a operação cumpriu 21 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão nos municípios de União, Nazária e Barras. Até o momento, 12 pessoas foram presas.
As investigações apontaram que os suspeitos demonstravam adesão ideológica à facção, com exigência de matrícula, uso de apelidos (vulgos), definição da área de atuação, referências e conhecimento do estatuto da organização criminosa. Eles também eram responsáveis por repassar ordens e fortalecer os laços internos do grupo.
Em União, a Polícia Civil, com apoio da Delegacia local e de outras unidades da segurança pública, atuou diretamente nos cumprimentos dos mandados. A operação envolveu ainda equipes do BOPE, BEPI, FEISP, GCM, BOPAER, DECORTEC, DEPESP, DHPP e diversas delegacias seccionais.
O delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, informou que, em breve, irá para repassar mais detalhes sobre os desdobramentos da operação.