Nesta segunda-feira (07), membros do grupo Vitório foram recebidos pelo Prefeito de União, Gustavo Medeiros, o secretário de finanças, Bruno Marinho e demais representantes da Prefeitura de União para debater melhorias em prol do Grupo Vitório de Proteção Animal.
Na reunião, ficou firmado que a Prefeitura irá construir um abrigo para sediar o Projeto em União.
“Selamos o compromisso da construção do abrigo e parceria para manutenção. Assumimos o compromisso da parceria para construção e manutenção do abrigo e desenvolvimento de campanhas de castração e controle de natalidade. A causa animal também está entre nossas pautas e terá sempre nosso apoio.”, garantiu o Prefeito Gustavo Medeiros.
Responsáveis pelo Grupo Vitório destacaram a importância da construção de uma sede própria. “Diante da precariedade do local, a construção de um abrigo vem proporcional um melhor acolhimento aos nossos animais resgatados vítimas de maus tratos, onde a prefeitura entrará com políticas públicas”.
O Grupo Vitório ainda relatou que, frequentemente enfrenta desafios como falta de recursos financeiros, espaço limitado, sobrecarga de trabalho voluntário e conscientização insuficiente sobre a causa. “A construção do abrigo vai proporcionar um local seguro para animais abandonados, ajudando a fornecer abrigo, alimentação, cuidados médicos e adoção responsável, contribuindo para reduzir o número de animais nas ruas e melhorar o bem estar dos animais de estimação. Além disso, com a construção do abrigo promoveremos a conscientização sobre a importância da adoção de animais, entre outros”, finalizou Rakiana Gomes, membro do grupo.
O encontro teve como principal objetivo o alinhamento da construção do abrigo, que será próximo ao local onde o Grupo Vitório já utiliza para abrigar animais, porém outras ações também foram discutidas e a Prefeitura informou que irá intensificar fatores importantes como: vacinação, controle de natalidade, castração, campanhas educativas nas escolas sobre a proteção animal, conduzidas pelo Grupo, com apoio da Prefeitura dentre outros.
Atualmente, o Grupo funciona em um local cedido pela Prefeitura, mas sem estrutura adequada para receber e tratar os animais que chegam.
Durante a reunião, a Prefeitura também mencionou a construção do Centro de Zoonoses no município. Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são unidades de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses.
Ainda nesta semana, a equipe da Prefeitura irá realizar uma visita no local sugerido pelo prefeito e o projeto de construção do abrigo será iniciado por um engenheiro. “A Prefeitura de União assume o compromisso da construção do abrigo, que é a necessidade imediata, e paralelamente vai dar todo apoio necessário ao Grupo Vitorio para que possa continuar com o trabalho de proteção aos animais em situação de risco e de abandono”, destacou o prefeito Gustavo Medeiros.
Bruno Marinho comemorou a importância desta parceria. “Me sinto muito honrado em vestir a camisa dessa causa tão importante para o município… é um sentimento de muita alegria poder intermediar essa aproximação do poder público municipal com o Grupo Vitório. Parabenizo aqui o Prefeito Gustavo Medeiros por sua sensibilidade a esta causa e aos membros do Grupo Vitório que a partir de agora pode contar com o suporte oferecido pela Prefeitura.”, finalizou o secretário.
O GRUPO VITÓRIO
O Grupo Vitório, que possui cerca de 6 anos, é uma entidade voluntária sem fins lucrativos que tem o objetivo de levar até os animais desabrigados e abandonados, que vivem pelas ruas da cidade, comida e bebida; tratando de suas feridas externas e internas, bem como, estimulando o amor e o respeito aos animais, conscientizando a população através da divulgação de leis que protege-os; promovendo campanhas educativas e eventos; e dando, à medida do possível, assistência médico-veterinária aos mesmos.
Porém, os cuidados geram custos como, por exemplo, com medicamentos. Os custos são quitados através de doações.
Você pode ajudar o Grupo Vitório com doações de rações para cães e gatos, soro fisiológico, panos, materiais de limpeza ou em dinheiro, na seguinte conta:
Pix para ajuda: CNPJ 48.100.683/0001-85
– Em 2021
O Grupo Vitório de Proteção Animal indicou um Projeto de Lei para que se crie, em União, uma política de controle de natalidade de cães e gatos e a construção de abrigo público de animais domésticos.
Você também pode se interessar: