Saiba como funciona a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19

Reportagem Clique União

Compartilhe!

A947496E-BA4F-4CE2-A18A-60EC8108A083

Já começou a ser aplicada, desde o dia 27 de fevereiro, em todo o país, a vacina bivalente contra a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron e tem perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.

“A vacina monovalente, como o próprio nome diz, tem um tipo só do vírus que causa a covid. Ela foi originalmente desenhada com aquele chamado vírus ancestral, o primeiro que apareceu na China no fim de 2019. Então, todas as vacinas que a gente tinha e usou até agora eram monovalentes, independentemente do laboratório fabricante”, explicou o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

Inicialmente, a vacina será aplicada somente nos chamados grupos de risco. Conforme divisão anunciada pelo ministério, a imunização será feita da seguinte forma: na fase 1, pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; na fase 2, pessoas com idade entre 60 e 69 anos; na fase 3, gestantes e puérperas; e na fase 4, profissionais de saúde.

“Essas populações, do que a gente tem nesses três anos de pandemia, são as pessoas que mais sofreram e mais sofrem com a doença. É importante termos um planejamento porque não tem vacina suficiente para incluir toda a população com a bivalente. A tendência é que, com o passar do tempo, a gente vá aumentando os grupos que vão receber.”

No Brasil, duas vacinas bivalentes, ambas produzidas pelo laboratório Pfizer, receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. Elas são indicadas como dose única de reforço para crianças e adultos, após dois meses da conclusão do esquema vacinal primário, ou como última dose de reforço.

“Para quem é recomendada a bivalente? Só como reforço. Para pessoas que foram plenamente vacinadas com o esquema primário que, em geral, são duas doses ou dose única. Mesmo para aquelas que já fizeram a terceira e a quarta doses, dois reforços”, disse Juarez. “Essas pessoas que têm essa vacinação já feita, desde que tenham se passado quatro meses da última dose, podem receber a bivalente.”

O ministério reforça que as vacinas monovalentes contra a covid-19 seguem disponíveis em unidades básicas de Saúde (UBS) para a população em geral e são classificadas como “altamente eficazes contra a doença”, garantindo grau elevado de imunidade e evitando casos leves, graves e óbitos pela doença.

“A aplicação da bivalente não significa que as vacinas monovalentes não continuam protegendo. Elas continuam protegendo, mesmo para a variante Ômicron, mas, claro, tendo a possibilidade de uma vacina desenhada mais especificamente para a variante circulante, a tendência é termos melhor resposta.”

Aplicação da Bivalente em União-PI

A Prefeitura de União realiza, desde o dia 28 de fevereiro, a aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19.

Os primeiros a receberem foram as pessoas que vivem na Residência Terapêutica do município, mas vários públicos já estão recebendo as doses, conforme determinação do Ministério da Saúde.

A população pode buscar as salas de vacina do Programa em Saúde da Família (cada uma delas possui cronograma próprio) ou o Centro de Especialidades, na Secretaria de Saúde, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.

Veja os públicos contemplados nesta primeira etapa:

Para os demais públicos, a vacinação acontece nas UBS. Veja as doses disponíveis:

É necessário portar cartão de vacina, CPF/CNS e, no caso de crianças acompanhadas dos responsáveis, é obrigatório levar a caderneta de vacinação.

A vacina bivalente é forma atualizada da vacina, que garante também proteção contra as subvariantes ômicron.

A vacinação é a melhor forma para combater os casos graves da Covid.

 

Com informações da Agência Brasil e Prefeitura de União 

Compartilhe!

Veja também
Seleção de União 2025

COPA APPM 2025

Uma vitória garante a classificação antecipada de União para a fase de mata mata da…
Sede SSPU

Especial

Maio é o mês da resistência do SSPU contra os ataques aos direitos dos servidores…
WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.55.08 (1)

SANEAMENTO BÁSICO

Moradores relatam preocupação com a falta de iluminação pública em uma das ruas recentemente pavimentadas…
WhatsApp Image 2025-05-22 at 13.18.29 (1)

Polícia

O veiculo estava com o pneu furado….
0c203b26-73b7-4438-8883-34f3f9009932

Ajude Elton!

Elton Bacelar, 23 anos, sofreu um acidente de moto no início do mês de maio…
IMG_6449

Segurança em rios e balneários

Três casos com vítimas de União reforçam o alerta das autoridades…
Matérias relacionadas
88437105_sorocaba_sp_22-05-2020_-_adiamento_do_enem_2020_-_na_foto_mao_segura_celular_com_imagem_do

Educação

Interessados poderão se inscrever até o dia 6/6. Provas serão aplicadas em 9 e 16/11…
IMG_6449

Segurança em rios e balneários

Três casos com vítimas de União reforçam o alerta das autoridades…
74b22058-b5f5-4cc3-9275-264e3dba781f

Maio Laranja

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças…
IMG_6159

Primeira Habilitação

Programa vai beneficiar 10 mil estudantes da rede pública…
IMG_6146

Saneamento

União já conta com novo sistema de abastecimento operado pela Águas do Piauí…
5dd1e788-71c0-4497-8578-b5ac4e7f33ca

ATUALIZAÇÃO SOBRE O CASO JOSÉ BERG

Segundo a PM, o jovem havia se mudado para um povoado às margens do rio…