Connect with us

Covid-19

Saiba como funciona a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19

Redação

Já começou a ser aplicada, desde o dia 27 de fevereiro, em todo o país, a vacina bivalente contra a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron e tem perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.

“A vacina monovalente, como o próprio nome diz, tem um tipo só do vírus que causa a covid. Ela foi originalmente desenhada com aquele chamado vírus ancestral, o primeiro que apareceu na China no fim de 2019. Então, todas as vacinas que a gente tinha e usou até agora eram monovalentes, independentemente do laboratório fabricante”, explicou o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

Inicialmente, a vacina será aplicada somente nos chamados grupos de risco. Conforme divisão anunciada pelo ministério, a imunização será feita da seguinte forma: na fase 1, pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; na fase 2, pessoas com idade entre 60 e 69 anos; na fase 3, gestantes e puérperas; e na fase 4, profissionais de saúde.

“Essas populações, do que a gente tem nesses três anos de pandemia, são as pessoas que mais sofreram e mais sofrem com a doença. É importante termos um planejamento porque não tem vacina suficiente para incluir toda a população com a bivalente. A tendência é que, com o passar do tempo, a gente vá aumentando os grupos que vão receber.”

No Brasil, duas vacinas bivalentes, ambas produzidas pelo laboratório Pfizer, receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. Elas são indicadas como dose única de reforço para crianças e adultos, após dois meses da conclusão do esquema vacinal primário, ou como última dose de reforço.

“Para quem é recomendada a bivalente? Só como reforço. Para pessoas que foram plenamente vacinadas com o esquema primário que, em geral, são duas doses ou dose única. Mesmo para aquelas que já fizeram a terceira e a quarta doses, dois reforços”, disse Juarez. “Essas pessoas que têm essa vacinação já feita, desde que tenham se passado quatro meses da última dose, podem receber a bivalente.”

O ministério reforça que as vacinas monovalentes contra a covid-19 seguem disponíveis em unidades básicas de Saúde (UBS) para a população em geral e são classificadas como “altamente eficazes contra a doença”, garantindo grau elevado de imunidade e evitando casos leves, graves e óbitos pela doença.

“A aplicação da bivalente não significa que as vacinas monovalentes não continuam protegendo. Elas continuam protegendo, mesmo para a variante Ômicron, mas, claro, tendo a possibilidade de uma vacina desenhada mais especificamente para a variante circulante, a tendência é termos melhor resposta.”

Aplicação da Bivalente em União-PI

A Prefeitura de União realiza, desde o dia 28 de fevereiro, a aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19.

Os primeiros a receberem foram as pessoas que vivem na Residência Terapêutica do município, mas vários públicos já estão recebendo as doses, conforme determinação do Ministério da Saúde.

A população pode buscar as salas de vacina do Programa em Saúde da Família (cada uma delas possui cronograma próprio) ou o Centro de Especialidades, na Secretaria de Saúde, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.

Veja os públicos contemplados nesta primeira etapa:

Para os demais públicos, a vacinação acontece nas UBS. Veja as doses disponíveis:

É necessário portar cartão de vacina, CPF/CNS e, no caso de crianças acompanhadas dos responsáveis, é obrigatório levar a caderneta de vacinação.

A vacina bivalente é forma atualizada da vacina, que garante também proteção contra as subvariantes ômicron.

A vacinação é a melhor forma para combater os casos graves da Covid.

 

Com informações da Agência Brasil e Prefeitura de União 

PUBLICIDADE
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Destaques3 dias atrás

Povoado Divinópolis recebe a 1ª Edição de 2024 do Projeto União em Movimento

O Povoado Divinópolis recebeu a primeira edição de 2024 do União em Movimento. Através dos serviços itinerantes, as Secretarias Municipais...

Destaques4 dias atrás

Após matéria no Clique União, mulher encontra familiares que procurava há 50 anos

Maria Gecina Fernandes, que procurava por familiares na região do Município de União, conseguiu entrar em contato com os parentes...

Destaques4 dias atrás

Empregadores têm até o dia 29 para enviarem informe de rendimentos

Os empregadores têm até o dia 29 de fevereiro para enviar aos funcionários o informe com os rendimentos referentes a...

Destaques5 dias atrás

Abastecimento de água é restabelecido em David Caldas

O poço número 02, usado no abastecimento de água do Povoado David Caldas, ganhou uma nova bomba. No último dia...

Cidades5 dias atrás

Moto com restrição de roubo é encontrada estacionada com chave no contato, em Miguel Alves

A Polícia Militar recuperou uma motocicleta com restrição de furto/roubo na Avenida José de Deus Lacerda, no centro do município...

Destaques6 dias atrás

Motociclista é hospitalizado após colisão no centro de União

Um homem foi levado ao hospital com suspeita de Traumatismo Crânio Encefálico, após dois motociclistas colidirem na tarde desta quinta-feira...

Geral6 dias atrás

Começa o pagamento do PIS/Pasep 2024; confira se você tem direito

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2024, referente ao ano-base 2022, começa nesta quinta-feira, 15. Nesta primeira rodada de pagamentos,...

Blogs6 dias atrás

Centro Cultural de União abre Inscrições para Oficina de Dança Gratuita para Crianças

O Centro Cultural Benedito Martins Napoleão do Rêgo abre inscrições para o projeto “Corpo Lúdico – Oficina de dança para...

Blogs6 dias atrás

Piauí registra redução de 45,45% de mortes violentas intencionais durante o Carnaval de 2024

A Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio do Núcleo Central de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual...

Destaques7 dias atrás

Ladrões usam, frequentemente, matagal perto da Barragem para esconder motos roubadas, em União

A Polícia Militar de União localizou, nesta terça-feira (14), no Povoado Catarina, zona rural do município, uma motocicleta que havia...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas