Economia

Salário mínimo pode chegar a R$ 1.621 em 2026

Inflação que reajusta o salário mínimo fecha em 4,18%…

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG_3185

O salário mínimo, atualmente em R$ 1.518, deve passar por uma nova atualização em janeiro de 2026. Pelas regras de reajuste vigentes, o valor será corrigido com base na soma de dois fatores: a variação do INPC acumulado até novembro e o crescimento da economia registrado dois anos antes.

Como funciona o cálculo

A política de valorização do salário mínimo prevê que o reajuste seja composto por:

  • Correção pela inflação medida até novembro, que refletirá a manutenção do poder de compra do trabalhador;
  • Variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. Para 2026, entra a expansão de 3,4% registrada em 2024, conforme revisão divulgada pelo IBGE no dia 4.

Entretanto, o arcabouço fiscal estabelece um limite para o ganho real do salário mínimo, que deve ficar entre 0,6% e 2,5%. Com essa trava, o valor projetado para 2026 é de R$ 1.620,99, que, arredondado conforme determina a lei, chega a R$ 1.621.

Impacto no orçamento público

A atualização do salário mínimo repercute diretamente nas contas federais, já que diversos benefícios utilizam o valor como referência — entre eles, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.

Com o novo cálculo, o governo deverá revisar projeções orçamentárias para o próximo ano. O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias aprovado pelo Congresso previa um valor um pouco maior, de R$ 1.627, o que representaria um reajuste de 7,18%.

O que muda para o trabalhador

Se confirmado, o novo salário mínimo de R$ 1.621 representa um aumento total de R$ 103 em relação ao valor atual. O impacto é sentido diretamente no rendimento de trabalhadores formais, empregadas domésticas, beneficiários do INSS que recebem o piso e pessoas atendidas pelos programas sociais vinculados ao mínimo.

Compartilhe!

Veja também
88feacbc-324d-4372-9ca3-a7c853d967a6

Salve os contatos

“Atuamos nas zonas urbana e rural e orientamos agricultores sobre queimadas seguras”, informou a Brigada….
IMG_4123

Tradição

Data surgiu em São Paulo em homenagem ao centenário de nascimento de Patativa do Assaré…
IMG_4111

Vídeo!

Moradores relataram medo diante da fumaça e da proximidade das chamas com as residências….
d53edd59-d15d-493a-b517-2dcc194db2f4

Na Avenida Filinto Rêgo

Loja reúne opções de beleza, cuidados pessoais e presentes com preços de até R$ 20….
IMG_4085

Economia

Ressarcimento a apostadores começa nesta sexta-feira…
ufpi_9IhSqqc

Educação

Oportunidades são para cursos de enfermagem, agente comunitário de saúde, informática e agropecuária em três…
Matérias relacionadas
IMG_4069

Padroeira

Programação teve início nesta terça-feira (6) com carreata e procissão até a Igreja Matriz…
IMG_3822

Eleições 2026

Campanha entra na reta final; atividades de rua são permitidas até as 22h de sábado…
IMG_3559

Vídeo!

Fiscalização encontrou falhas na esterilização, estrutura e segurança dos profissionais….
IMG_3317

Caixa Econômica

Tribunal determinou retorno dos funcionários, compensação dos dias parados e reajuste salarial com ganho real…
IMG_3523

Alteração

Nova portaria da SSP-PI reduz período de restrição…
Aproximadamente 40 milhões de pessoas podem receber parte do dinheiro esquecido. (Imagem: Getty Images)

Desenrola Adimplentes

Programa voltado a trabalhadores informais com dívidas em dia ou com atraso inferior a 90…