Servidores Públicos de União participam da Paralisação Nacional da Educação

Em União, a manifestação foi voltada para assuntos locais….

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG-20190515-WA0017

Mais de 140 municípios, incluído todas as capitais e o Distrito Federal, realizaram nesta quarta-feira,15, manifestações contra o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Os movimentos pelo Brasil foram organizados pelas centrais sindicais com os servidores parando suas atividades e indo para as ruas.

Em União, o movimento foi voltado também para assuntos locais como problemas em escolas e atraso no repasse da previdência. A Presidente dos Servidores Públicos Municipais de União, Lucélia Saraiva, disse que a manifestação se faz contra os desmontes sobre a aposentadoria e sobre os recursos do  Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, que é usado para os pagamentos de todos os servidores da área educacional.

“Além disso, nós estamos aqui nos manifestando em relação ao desconto sindical que o atual gestor retirou. É um desconto opcional, autorizado pelo servidor individualmente e que ele vem colocando dificuldades em fazer esse retorno para a folha. Também, estamos trazendo pontos em relação à situação que se encontra algumas escolas do município, inclusive de escolas que estão paradas por falta de pagamento de água, uma é a Clívia (U.E Clívia Boavista) que parou por dois dias. Em David Caldas temos [Escola] Joana Maria que está em torno de 4 ou 5 dias parada e muitos pontos que fazem parte da pauta do Sindicato nesse contexto municipal”, explicou Lucélia.

A manifestação encerrou com uma caminhada da Praça de Eventos até a sede da Prefeitura com um ato de protocolo de pedido de reimplantação do desconto sindical.

No mês de abril a Prefeitura de União divulgou Nota de Esclarecimento sobre o caso. Segundo a nota, a medida tomada pela Prefeitura de União, e por vários outros municípios do país está acontecendo em decorrência da Medida Provisória Nº 873, publicada no dia 1º de março pelo Governo Federal.

Compartilhe!

Veja também
WhatsApp Image 2026-10-03 at 09.12.01

Data especial

4 de outubro, Dia do Agente Comunitário de Saúde…
WhatsApp Image 2026-10-03 at 08.58.06

TRADIÇÃO

De 6 a 16 de outubro…
d557a32e-6867-4c7d-b008-f4038c825357
Confira os confrontos!…
IMG_3822

Eleições 2026

Campanha entra na reta final; atividades de rua são permitidas até as 22h de sábado…
49f6c4b0-abc3-4290-9e51-a446aac8fb60

Educação

Programação reúne estudantes das equipes Alumará e Lumyêh em atividades de conhecimento…
WhatsApp Image 2026-10-02 at 08.52.15

ENERGIA

Moradores relatam rachaduras e inclinação em pelo menos três postes da rede elétrica…
Matérias relacionadas
IMG_3822

Eleições 2026

Campanha entra na reta final; atividades de rua são permitidas até as 22h de sábado…
IMG_3559

Vídeo!

Fiscalização encontrou falhas na esterilização, estrutura e segurança dos profissionais….
IMG_3317

Caixa Econômica

Tribunal determinou retorno dos funcionários, compensação dos dias parados e reajuste salarial com ganho real…
IMG_3523

Alteração

Nova portaria da SSP-PI reduz período de restrição…
Aproximadamente 40 milhões de pessoas podem receber parte do dinheiro esquecido. (Imagem: Getty Images)

Desenrola Adimplentes

Programa voltado a trabalhadores informais com dívidas em dia ou com atraso inferior a 90…

IMG_3214

2.740 vagas

Inscrições seguem até 19 de outubro e a prova será realizada em 29 de novembro…