Sesapi promove Dia D de mobilização contra a dengue em Miguel Alves e Teresina

Reportagem Clique União

Compartilhe!

dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promove, nesta sexta-feira (1º) e sábado (2), ações pelo Dia D de mobilização contra a dengue. Na sexta, a mobilização será em Teresina, na Unidade Escolar José Pereira da Silva, no Parque Brasil II, às 8h. A ação será realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Defesa Civil e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina. O evento contará com a presença dos secretários estaduais Antonio Luiz (Saúde) e Washington Bandeira (Educação).

Na Unidade Escolar José Pereira da Silva, em Teresina, serão realizadas ações integradas entre as secretarias e a Sesapi levará um laboratório móvel para demonstração do ciclo biológico do Aedes egypti, apresentação do vídeo nacional da campanha “Brasil Unido contra a Dengue”, além de explicação das estratégias que devem ser adotadas por professores e alunos no combate aos focos do mosquito.

“Os estudantes podem contribuir de forma significativa na identificação de focos do mosquito, limpeza do ambiente, uso de repelentes, além da adoção de comportamentos saudáveis no ambiente escolar e familiar. Professores, funcionários e educandos também poderão atuar como multiplicadores para promoção da saúde e redução de agravos”, explica a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina contribuirá com a distribuição de informes educativos e ainda com a realização de oficina com materiais recicláveis, que ajudam na limpeza dos ambientes, que podem ser locais de proliferação do Aedes Egypti.

“A Secretaria Estadual da Educação é essencial na promoção à saúde quando organiza e mobiliza a comunidade escolar para disseminar conhecimento sobre as formas de evitar a infestação do mosquito transmissor da dengue. E, assim nos unimos a essa pasta para a luta contra o Aedes egypti”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

Já no sábado (02), Dia Nacional de Combate à Dengue, a Sesapi se deslocará para Miguel Alves, onde promoverá, junto com a Secretaria de Saúde do município, um mutirão de limpeza nas ruas do Centro da cidade e orientações para prevenção ao mosquito aos profissionais de saúde e pacientes do Hospital Pedro Vasconcelos, a partir das 9h.

O Dia D de mobilização contra à dengue também faz parte dos trabalhos do Programa Saúde na Escola, que tem como as estratégias para 2024 o tema “Defender a vida, Ampliar a Vacinação, Combater a Dengue e Promover Saúde nos Territórios”, levando trabalhos junto aos gestores escolares para ampliar o combate ao mosquito e ampliar a vacinação nos estudantes.

 

Fonte: Sesapi

Compartilhe!

Veja também
indios-1536x1024

19 de abril

Dia dos Povos Indígenas no Brasil…
IMG_3584

Durante a Semana Santa

Vítima teria tentado atravessar a nado…
e9d9a7d5-7178-49bf-aa2c-42ace63ff2fa-1024x576 (1)

CIDADANIA

Mais informações podem ser obtidas pelos canais de atendimento da Defensoria: 📱 WhatsApp: (86) 9…
bd48c93d-f24e-4d3a-a6f0-e9c0f14faa64

Cobertura em fotos e vídeo

Veja tudo que rolou neste domingo (13)…
WhatsApp Image 2025-04-14 at 08.57.33

diversidade

A grande final acontece no dia 1º de maio, a partir das 19h, no Ginásio…
igreja praça 2

Fé Cristã

A celebração cristã terá início neste domingo, 13 de abril, com o tradicional Domingo de…
Matérias relacionadas
IMG_3621

Acidente

A vítima foi levada ao hospital em um carro particular…
1283d49d-8a59-4ea2-9360-fd86b1f86612

com vítima fatal

A força do impacto foi grande, e o motorista do carro de passeio morreu ainda…
indios-1536x1024

19 de abril

Dia dos Povos Indígenas no Brasil…
titulo_eleitor-14685323

veja passo a passo

Quem não regularizar o cadastro pode ter o título eleitoral cancelado…
IMG_3584

Durante a Semana Santa

Vítima teria tentado atravessar a nado…
banco

Feriado

O PIX pode ser feito normalmente, e funciona 24 horas todos os dias e feriados…
ÚLTIMAS
Criado a 2 horas atrás
Criado a 3 horas atrás
Criado a 5 horas atrás
Criado a 22 horas atrás
Criado a 1 dia atrás