Connect with us

Destaques

Sindicato dos Servidores Municipais indica greve após professores terem segundo turno revogado

Redação

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de União-PI (SSPU) lançou nota de repúdio contra a Prefeitura Municipal depois que a gestão revogou todas as portarias concessivas de segundo turno para professores efetivos da rede municipal, conforme Decreto nº52/2019 e publicação nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial dos Municípios.

O SSPU alegou que não houve uma comunicação prévia da revogação. “Não houve a instauração de processo administrativo apto para comprovar a conveniência e desnecessidade da redução da carga horária e, ainda, no período em que servidores se encontram em gozo de férias”.

A seguir, a nota de repúdio:

Percebe-se que a atual gestão Municipal nunca realizou medidas efetivas para reduzir os gastos com pessoal devido as restrições legais, como por exemplo, a redução em noventa por cento dos gastos com cargos comissionados e as unificações de atribuições de secretarias municipais. A opção adotada foi para comprometer a qualidade e o funcionamento da educação do Município de União-PI.
O ato administrativo do Prefeito Paulo Henrique foi realizado sem qualquer planejamento e representa um grave prejuízo à prestação do serviço público essencial no município, já que não há tempo hábil para contratação de professores temporários por meio de processo seletivo e que, consequentemente, compromete o início do período letivo que está marcado para primeira semana de fevereiro/2020.
O SSPU declara que é totalmente inaceitável e ilegal a redução salarial no período de férias e, que irá tomar medidas judiciais para que haja o ressarcimento financeiro do mês de janeiro/2020 aos servidores atingidos pelo decreto municipal.
O professor tem direito a estabilidade remuneratória no período de férias e não pode ficar sujeito a injustificadas reduções de carga horária que importem na diminuição de seu padrão salarial, sem que haja o devido processo legal.

Procuramos a Prefeitura Municipal de União para maiores explicações a respeito da revogação e a administração nos contou que as ordens são do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e que, embora tenham protelado ao máximo, precisam cumprir. ” Por decisão do TCE segundo turno teve que ser revogado. A necessidade administrativa a ser suprida com a concessão do segundo turno será analisada criteriosamente e as portarias de segundo turno a serem concedidas especificarão de forma concreta a justificativa de sua necessidade, em estrita observância ao parágrafo primeiro, do art. 87, da Lei Municipal nº 577/2011″.

A PMU também lançou nota esclarecendo a decisão:

“A Administração Pública Municipal de União/PI é pautada na transparência de seus atos. Devido as sucessivas recomendações do Tribunal de Contas do Estado do Piauí para que o Poder Executivo do Município de União/PI adote todas as providências necessárias para a recondução das despesas com pessoal aos limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal, reorganizará as concessões de segundo turno de forma objetiva, impessoal e legal. Com efeito, as portarias de segundo turno concedidas serão revogadas.”

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais informou que está convocando seus filiados para Assembleia Extraordinária com indicativo de greve para o dia 28/01/2020, às 09hs, em sua sede.

 

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Geral2 dias atrás

Atacadão Lays, agora, faz parte do Grupo Passarinho

O Atacadão Lays, o maior e mais espaçoso no ramo de supermercado em União, agora, pertence ao Grupo Passarinho. O...

Destaques2 dias atrás

Piauí registra sexta morte por dengue

A Secretaria Estadual de Saúde, a Sesapi, informou, através do seu painel temático sobre a doença, que o Piauí registrou...

Miguel Alves2 dias atrás

Moradores reclamam de rua sem iluminação pública no Centro do Designo

Cerca de vinte famílias que vivem na Rua das Capoeiras, na localidade Centro do Designo, zona rural de Miguel Alves,...

Destaques2 dias atrás

Correios anunciam concurso público com cargos de nível médio e superior

Os Correios anunciaram nesta terça-feira (16) que o concurso público da empresa trará vagas para os cargos de agente e...

Destaques3 dias atrás

Nova empresa irá realizar a prova do Seletivo para Professor(a) em União

Os candidatos que tiveram a inscrição indeferida no processo seletivo simplificado para professor substituto, no Município de União,  devem consultar...

Blogs3 dias atrás

Assaltantes armados roubam carro e abandonam moto, em Teresina; logo após, fogem em direção a União

Um carro, modelo Gol, cor preta, ano 2008, placa NIG 8020, foi tomado de assalto na Localidade Bela Vista, próximo...

Destaques4 dias atrás

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

O salário mínimo em 2025 será de R$ 1.502, com aumento nominal de 6,39%. O reajuste consta do projeto da...

Destaques4 dias atrás

Instituto Sagaz “desaparece” e não realiza prova em União e na Bahia

A prova do Processo Seletivo para professor substituto do Município de União, que seria realizada nesse domingo, 14, foi suspensa...

Destaques4 dias atrás

Enem 2024: prazo para pedir isenção começa nesta segunda; saiba quem tem direito e como solicitar

Começa nesta segunda-feira (15) o prazo para solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do...

Destaques5 dias atrás

Governador do Piauí inaugura novo Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Fenelon Castelo Branco, em União

O governador Rafael Fonteles esteve presente no município de União, neste sábado (13), cumprindo agenda política. Na ocasião, inaugurou, o...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas