Destaques
Sindicato dos Servidores Municipais indica greve após professores terem segundo turno revogado
Por
Redação
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de União-PI (SSPU) lançou nota de repúdio contra a Prefeitura Municipal depois que a gestão revogou todas as portarias concessivas de segundo turno para professores efetivos da rede municipal, conforme Decreto nº52/2019 e publicação nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial dos Municípios.
O SSPU alegou que não houve uma comunicação prévia da revogação. “Não houve a instauração de processo administrativo apto para comprovar a conveniência e desnecessidade da redução da carga horária e, ainda, no período em que servidores se encontram em gozo de férias”.
A seguir, a nota de repúdio:
Percebe-se que a atual gestão Municipal nunca realizou medidas efetivas para reduzir os gastos com pessoal devido as restrições legais, como por exemplo, a redução em noventa por cento dos gastos com cargos comissionados e as unificações de atribuições de secretarias municipais. A opção adotada foi para comprometer a qualidade e o funcionamento da educação do Município de União-PI.
O ato administrativo do Prefeito Paulo Henrique foi realizado sem qualquer planejamento e representa um grave prejuízo à prestação do serviço público essencial no município, já que não há tempo hábil para contratação de professores temporários por meio de processo seletivo e que, consequentemente, compromete o início do período letivo que está marcado para primeira semana de fevereiro/2020.
O SSPU declara que é totalmente inaceitável e ilegal a redução salarial no período de férias e, que irá tomar medidas judiciais para que haja o ressarcimento financeiro do mês de janeiro/2020 aos servidores atingidos pelo decreto municipal.
O professor tem direito a estabilidade remuneratória no período de férias e não pode ficar sujeito a injustificadas reduções de carga horária que importem na diminuição de seu padrão salarial, sem que haja o devido processo legal.
Procuramos a Prefeitura Municipal de União para maiores explicações a respeito da revogação e a administração nos contou que as ordens são do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e que, embora tenham protelado ao máximo, precisam cumprir. ” Por decisão do TCE segundo turno teve que ser revogado. A necessidade administrativa a ser suprida com a concessão do segundo turno será analisada criteriosamente e as portarias de segundo turno a serem concedidas especificarão de forma concreta a justificativa de sua necessidade, em estrita observância ao parágrafo primeiro, do art. 87, da Lei Municipal nº 577/2011″.
A PMU também lançou nota esclarecendo a decisão:
“A Administração Pública Municipal de União/PI é pautada na transparência de seus atos. Devido as sucessivas recomendações do Tribunal de Contas do Estado do Piauí para que o Poder Executivo do Município de União/PI adote todas as providências necessárias para a recondução das despesas com pessoal aos limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal, reorganizará as concessões de segundo turno de forma objetiva, impessoal e legal. Com efeito, as portarias de segundo turno concedidas serão revogadas.”
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais informou que está convocando seus filiados para Assembleia Extraordinária com indicativo de greve para o dia 28/01/2020, às 09hs, em sua sede.

Você Pode Gostar
Secretário de Cultura do Estado Fábio Novo visita projetos culturais em União
Matrículas Abertas no CENPRO: redação para Concursos e Vestibulares
Matrículas abertas para a EJA – ensino fundamental e médio em União
Chapa 1 vence as eleições do Sindicato dos Servidores Públicos de União
Secretário de Educação de Sobral vai a União compartilhar experiências
União tem a primeira mulher Mestra em Comunicação
Notícias Destaques


Fogos em show causa ferimento grave em fã de 16 anos, em Miguel Alves
Uma adolescente de 16 anos ficou ferida após ser atingida por fogos de artifícios durante a apresentação do cantor Felipe...


Povoado Vila São Francisco, em União, está há uma semana sem energia elétrica
Moradores do Povoado Vila São Francisco, zona rural do município de Uniao, estão há sete dias sem serviços de fornecimento...


11 de junho tem Bloquinho dos Polêmicos na Praça Barão de Gurgueia, em União
LEI ALDIR BLANC APRESENTA: 11 Junho – sábado – às 21hs _________________________ BLOQUINHO DOS POLÊMICOS __________________________ Shows: NAZA SHOW_ GLAUBER NERY_...


Agricultor morre eletrocutado por fio caído
Antônio José da Silva Costa, conhecido como Antônio Louro, 53 anos, morador da cidade de União, foi encontrado morto próximo...


Time do Clique União enfrenta o Resenha FC na próxima sexta-feira, 27
O time representante do Portal Clique União segue a sua maratona de jogos e só no próximo final de semana...
Polícia


Homem é baleado e morto na “sexta-feira santa” (15) em União
Um tiroteio nas últimas horas desta sexta-feira (15) deixou um homem morto. Um rapaz identificado pela polícia como Vanderson Oliveira...


Suspeito de tráfico é preso com drogas e pássaros silvestres, em União
Um homem de 40 anos de idade, que não teve o nome divulgado, foi preso neste sábado (9), em União,...


Polícia apreende quatro motos e um carro com suspeita de roubo
A Polícia Militar, com guarnições de União e Miguel Alves, apreendeu na tarde desta quarta-feira,06, cinco veículos com suspeita de...



Mais Acessadas
- Destaques1 semana atrás
“Comprador” recebe carro e faz falso depósito, em União
- Destaques3 dias atrás
Agricultor morre eletrocutado por fio caído
- Miguel Alves5 dias atrás
Preso suspeito de homicídio em Miguel Alves
- Destaques2 dias atrás
Fogos em show causa ferimento grave em fã de 16 anos, em Miguel Alves
- Destaques3 dias atrás
Povoado Vila São Francisco, em União, está há uma semana sem energia elétrica
- Destaques3 dias atrás
11 de junho tem Bloquinho dos Polêmicos na Praça Barão de Gurgueia, em União
- Esportes4 dias atrás
Time do Clique União enfrenta o Resenha FC na próxima sexta-feira, 27
- Geral5 dias atrás
Inscrições abertas para vários cursos em União