Eleições Municipais

Tribunal de Contas faz alerta aos municípios sobre controle de despesas em final de mandato

O alerta também aplica-se às prefeituras com candidatos reeleitos…

Reportagem Clique União

Compartilhe!

IMG_8714

O Tribunal de Contas do Piauí, por meio da Diretora de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas (DFCONTAS), encaminhou aos gestores dos 224 municípios piauienses, um alerta sobre a necessidade do cumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) conforme Decisão Plenária nº 412024, de 26 de setembro de 2024.

A LRF proíbe que o gestor contraia, nos últimos oito meses de seu mandato, dívidas que não possam ser pagas integralmente até o fim da gestão ou que tenham parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja disponibilidade de caixa suficiente para sua quitação.

O objetivo do comunicado, elaborado pela DFCONTAS, é alertar os prefeitos e demais responsáveis pelo controle interno e pela contabilidade para a necessidade do acompanhamento, até o fim do ano, das despesas existentes e das respectivas disponibilidades financeiras para cobri-las, de modo a evitar a insuficiência financeira, indicando provável descumprimento do art. 42 da LRF.

O controle das despesas no final de mandato é realizado através da verificação da disponibilidade de caixa líquida ou insuficiência financeira por Fonte de Recursos (FR), com base nos saldos finais do exercício, segregando-se os recursos vinculados, que são aqueles que têm uma destinação específica determinada em lei ou em instrumentos infralegais, dos não vinculados, cuja alocação é livre e pode atender a quaisquer finalidades, desde que dentro do âmbito das competências de atuação do órgão ou entidade em conformidade com a LRF.

Nas prestações de contas municipais do exercício de 2024, será verificado o cumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, por meio da análise das contas representativas das disponibilidades de caixa líquida ou de insuficiência financeira por Fonte de Recursos (FR), com base nos saldos finais do exercício, segregando-se os recursos vinculados dos não vinculados, em conformidade com o que determina a LRF.

EM UNIÃO E MIGUEL ALVES, PREFEITOS FORAM REELEITOS 

Nos municípios de União e Miguel Alves, ambos os prefeitos foram reeleitos nas eleições de 2024; no entanto, a regra também aplica-se aos locais onde não haverá troca de gestores. Um membro da gestão de União reforçou: “Mesmo reeleito, o mandado tem que encerrar normalmente. Dia 1° de janeiro de 2025 inicia-se o novo mandato.”, concluiu.

Compartilhe!

Veja também
963ac37f-3cc3-47b9-a3cb-427e0da7afcc (1)

Receptação

Veículo com restrição de roubo foi apreendido após comprador desconfiar da procedência e procurar a…
IMG_8627

99% das vagas

Dados do Caged referentes ao ano de 2024…
WhatsApp Image 2025-06-18 at 15.56.30 (1)

providências

O local estava sendo usado por bandidos e como ponto de descarte irregular de lixo….
Câmara Municipal

Cidadania

Evento promove diálogo sobre equidade, direitos e participação da pessoa idosa…
0e44f289-33df-4f99-9c81-b5d7cf68eab9

Reinauguração

Veja fotos e cobertura em vídeo!…
Antigo prédio da Supervisão Estadual de Ensino

ABANDONO

Sem portas e janelas, o prédio abandonado tem servido de esconderijo para bandidos….
Matérias relacionadas
427fec9f-7f77-4509-b31b-9a235bf0e249

Confira a cobertura em vídeo!…
IMG_8650

Catolicismo

Assista ao vídeo!…
IMG_8627

99% das vagas

Dados do Caged referentes ao ano de 2024…
IMG_8602

No CETI Fenelon

Entrada para assistir: R$5,00…
Câmara Municipal

Cidadania

Evento promove diálogo sobre equidade, direitos e participação da pessoa idosa…
0e44f289-33df-4f99-9c81-b5d7cf68eab9

Reinauguração

Veja fotos e cobertura em vídeo!…