União e Miguel Alves irão receber vacina contra a Dengue

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG-20240415-WA0046

O Ministério da Saúde incluiu o Piauí na Campanha de Vacinação contra a Dengue.  O estado deve receber já nesta sexta, as primeiras 21 mil doses da vacina Qdenga. O Brasil iniciou a vacinação contra a doença no mês de fevereiro em 16 estados, totalizando 521 municípios de regiões endêmicas. Agora, 25 estados passam a vacinar contra a dengue. A previsão é que os lotes cheguem aos municípios a partir das terça-feira da próxima semana.

A distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante). O Município de União receberá, de início, 3. 678 doses. Já o vizinho, Miguel Alves, terá  2.872 doses que deverão ser aplicadas que serão aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A faixa etária de 10 a 14 anos, público-alvo da vacinação contra a dengue, é a que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. É importante lembrar que a vacina Qdenga não oferece proteção contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya. A eficácia do imunizante é exclusiva para a prevenção da dengue.

Até a 16ª semana epidemiológica de 2024, o Piauí registrou 4.195 confirmados de dengue, um aumento 88,0% em relação ao mesmo período de 2023. O estado já notificou 6 óbitos causados pela doença.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer vacina contra a dengue no sistema público de saúde. Essa vacina foi aprovada para uso no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Assim, considerando as etapas e os fluxos que envolvem a incorporação de um imunobiológico no SUS, o Ministério da Saúde, no mesmo ano (dezembro de 2023), incorporou a vacina ao sistema de saúde. A inclusão da vacina foi analisada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec) de forma prioritária e em regime de urgência.

Vale ressaltar que a vacina ainda não é a principal estratégia para reduzir os casos e mortes por causa da doença. “A vacina é mais uma ferramenta para combater essa doença, que se torna grave e pode matar. Temos que fazer a nossa parte não deixando água parada, eliminando criadouros de mosquitos, e agora precisamos levar nossas crianças e adolescentes para tomar a vacina, que é segura”, afirma o secretário de saúde, Antonio Luiz.

Proteção contra a dengue

A principal forma de combater a dengue é acabar com a proliferação do mosquito por meio da eliminação de criadouros. Vale lembrar que cerca de 75% dos focos do Aedes aegypti, transmissor da doença, estão nas casas das pessoas.

Por isso, mantenha sempre os locais de acúmulo de água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a criação do mosquito. Fique atento a ralos e demais recipientes (como baldes, vasos de plantas, etc.) que possam acumular água parada.

O uso de repelentes e roupas que tampem as áreas do corpo mais expostas, como braços e pernas, também são uma excelente ação de proteção individual contra a picada do mosquito, que é mais ativo durante o dia.

Mosquiteiros sobre a cama, telas em portas e janelas e ambientes limpos e arejados são mais uma forma de proteção.

 

Fonte: ASCOM SESAPI

Compartilhe!

Veja também
WhatsApp Image 2026-07-24 at 23.45.08

VOTAÇÃO

Estado já recebeu 416 dos 1.104 novos equipamentos enviados pelo TSE…
IMG_9886

Investigação policial

Caso foi registrado na Delegacia de União…
IMG_9873

Provas em outubro

Inscrições começam no dia 29 de julho e seguem até 27 de agosto…
0d9a2969

EDUCAÇÃO

Documentação está descrita no edital do processo seletivo…
IMG_9764

Zona Rural

Trecho que liga as duas localidades…
WhatsApp Image 2026-07-22 at 14.46.33 (2)

MATÉRIA EM COLABORAÇÃO

As operações ocorreram em parceria com órgãos de segurança em diversas cidades do estado e…
Matérias relacionadas
IMG_9764

Zona Rural

Trecho que liga as duas localidades…
hospital de união

Uso Obrigatório do Capacete

Segundo levantamento do Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado…
IMG_7652

Concurso

União e Miguel Alves estão entre os municípios contemplados…
IMG_5910

Educação Municipal

A Unidade conta com 14 salas, berçários, refeitório e climatização com energia solar….
IMG_1762

Conscientização ambiental

Ações desenvolvidas ao longo da semana reforçaram a importância da educação ambiental e do contato…