Connect with us

Destaques

União e Miguel Alves irão receber vacina contra a Dengue

Redação

Foto: Ronnyer Araújo

O Ministério da Saúde incluiu o Piauí na Campanha de Vacinação contra a Dengue.  O estado deve receber já nesta sexta, as primeiras 21 mil doses da vacina Qdenga. O Brasil iniciou a vacinação contra a doença no mês de fevereiro em 16 estados, totalizando 521 municípios de regiões endêmicas. Agora, 25 estados passam a vacinar contra a dengue. A previsão é que os lotes cheguem aos municípios a partir das terça-feira da próxima semana.

A distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante). O Município de União receberá, de início, 3. 678 doses. Já o vizinho, Miguel Alves, terá  2.872 doses que deverão ser aplicadas que serão aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A faixa etária de 10 a 14 anos, público-alvo da vacinação contra a dengue, é a que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. É importante lembrar que a vacina Qdenga não oferece proteção contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya. A eficácia do imunizante é exclusiva para a prevenção da dengue.

Até a 16ª semana epidemiológica de 2024, o Piauí registrou 4.195 confirmados de dengue, um aumento 88,0% em relação ao mesmo período de 2023. O estado já notificou 6 óbitos causados pela doença.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer vacina contra a dengue no sistema público de saúde. Essa vacina foi aprovada para uso no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Assim, considerando as etapas e os fluxos que envolvem a incorporação de um imunobiológico no SUS, o Ministério da Saúde, no mesmo ano (dezembro de 2023), incorporou a vacina ao sistema de saúde. A inclusão da vacina foi analisada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec) de forma prioritária e em regime de urgência.

Vale ressaltar que a vacina ainda não é a principal estratégia para reduzir os casos e mortes por causa da doença. “A vacina é mais uma ferramenta para combater essa doença, que se torna grave e pode matar. Temos que fazer a nossa parte não deixando água parada, eliminando criadouros de mosquitos, e agora precisamos levar nossas crianças e adolescentes para tomar a vacina, que é segura”, afirma o secretário de saúde, Antonio Luiz.

Proteção contra a dengue

A principal forma de combater a dengue é acabar com a proliferação do mosquito por meio da eliminação de criadouros. Vale lembrar que cerca de 75% dos focos do Aedes aegypti, transmissor da doença, estão nas casas das pessoas.

Por isso, mantenha sempre os locais de acúmulo de água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a criação do mosquito. Fique atento a ralos e demais recipientes (como baldes, vasos de plantas, etc.) que possam acumular água parada.

O uso de repelentes e roupas que tampem as áreas do corpo mais expostas, como braços e pernas, também são uma excelente ação de proteção individual contra a picada do mosquito, que é mais ativo durante o dia.

Mosquiteiros sobre a cama, telas em portas e janelas e ambientes limpos e arejados são mais uma forma de proteção.

 

Fonte: ASCOM SESAPI

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Destaques2 dias atrás

Gustavo Medeiros confirma Neerias Cavalcante como pré-candidato a vice em União

O Prefeito de União, Gustavo Medeiros, confirmou, neste sábado (04), o advogado Neerias Cavalcante como seu pré-candidato a vice na...

Destaques3 dias atrás

Campanha pede ajuda para unionense afetado pelas enchentes no RS

A família de Reyllan José Silva Lima, unionense que mora no Rio Grande do Sul, está pedindo ajuda financeira para...

Blogs4 dias atrás

Saiba quem foi Ulisses Coutinho Brandão, unionense homenageado no galpão da Agricultura Familiar no assentamento Marajá

No início desta semana (30/04), a Prefeitura de União inaugurou o Galpão da Agricultura Familiar Ulisses Coutinho Brandão, no Assentamento...

Destaques4 dias atrás

Concurso Unificado é adiado após tragédia no Rio Grande do Sul

A prova do Concurso Nacional Unificado que vai selecionar mais de 6 mil funcionários para a Administração Pública Federal, marcada...

Destaques5 dias atrás

INSS já começou a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais de um salário mínimo começaram a...

Miguel Alves5 dias atrás

Homem de Miguel Alves morre após acidente a caminho de velório no Maranhão

Um idoso, de nome Luiz Enéas, morador da localidade Mato Seco, zona rural de Miguel Alves, faleceu após um acidente...

Destaques5 dias atrás

Campanha de vacinação contra a gripe no Piauí é ampliada para o público geral

A campanha de vacinação contra a gripe no Piauí agora contemplará pessoas com mais de seis meses de idade. A...

Destaques6 dias atrás

Falta uma semana para fim do prazo para tirar o Título de Eleitor ou atualizar dados cadastrais

As cidadãs e os cidadãos têm exatamente 7 dias, a partir desta quinta-feira (2/5) para tirar o título de eleitor...

Destaques6 dias atrás

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares; veja lista

A partir de hoje, 1º de maio, diversos smartphones não suportarão mais o WhatsApp, um dos aplicativos mais baixados mundialmente....

Destaques6 dias atrás

Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de União

O 1º turno das eleições municipais de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. As negociações por alianças...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas