Connect with us

Geral

União está entre os municípios com mais mortes violentas em 2019

Nem todos as mortes violentas são crimes, esclarece Delegado Geral.

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 13, a Secretaria da Segurança Pública do Piauí divulgou o Relatório de Criminalidade em 2019. Dos 224 municípios do Piauí, mais da metade das mortes violentas e intencionais foram em apenas 18 municípios, entre eles União com seis mortes violentas, mantendo o mesmo índice de 2018.

 Neste levantamento são contabilizados os crimes Homicídio Doloso (inclui morte decorrente de oposição à intervenção policial e feminicídio), Roubo Seguido de Morte, Lesão Corporal seguida de Morte, Infanticídio, Estupro seguido de morte e Morte a Esclarecer com indício de crime. No geral, em 5 anos, número de homicídios cai cerca de 30% em Teresina e aumenta cerca de 16% no interior.

O relatório é baseado nos Boletins de Ocorrência da Polícia Civil e os números reais podem trazer sub-notificação. O Município de Miguel Alves, por exemplo, não aparece na lista com mortes violentas, mesmo duas pessoas tendo sido assassinadas a tiros na  localidade Buritirana, município de Miguel Alves, no dia 26 de abril de 2019.Lista de Municípios com Mortes Violentas não contém Miguel Alves

O percentual de mortes violentas no interior do Estado é 16,77% maior que as contabilizadas em 2018. Para o delegado geral Luccy Keikko o acréscimo é “justificável” e disse que nem todas as mortes registradas configuram crime.

“Cabe destacar que nesse ano contabilizamos toda ou qualquer morte violenta independente dessa morte configurar crime. Por exemplo, registramos nove mortes que aconteceram na cidade de Cocal, onde assaltantes de banco foram mortos em confronto com a polícia. Elas foram contabilizadas nesse número, mesmo não sendo crime.  Lembrando em 2018 houve uma redução bem significativa fora dos parâmetros no interior. Então, esse pequeno acréscimo é justificável”, disse ao Cidadeverde.com.

Relembre alguns casos de União:

Janeiro: Mulher é morta a facadas na porta de sua casa

Abril: Homem é assassinado a tiros e golpes de faca na zona rural de União

Maio: Jovem é morto a facadas durante seresta na madrugada do Dia das Mães

Julho: Homem é assassinado durante surto psicótico do suspeito

Outubro: Homem é morto a golpe de chave de fenda 

 

PUBLICIDADE

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Notícias Destaques

Polícia

Mais Acessadas