O município de União está realizando um cadastro de todas as famílias que possuem abastecimento de água. O Clique União recebeu questionamentos de populares que já receberam a visita dos pesquisadores, mas ficaram receosos de fornecer as informações, já que são solicitados dados pessoais. O mapeamento começou pelas regiões dos povoados Divinópolis e David Caldas.
O Clique União procurou a Prefeitura Municipal, que informou que o cadastro é verdadeiro e está sendo feito por pessoas devidamente identificadas com crachá e coletes. O objetivo é atualizar os dados e apresentar a realidade do abastecimento de água no município, diante do processo de privatização por parte do Governo do Estado que está sendo implantado, com a empresa Águas do Piauí assumindo o serviço em todo o estado.
Segundo o prefeito de União, Gustavo Medeiros, algumas famílias atualmente têm água encanada sem custo. Com a terceirização, essas famílias passarão a pagar pelo serviço — possivelmente, um valor elevado. O município está tentando obter para si a concessão, que foi repassada da AGESPISA para a empresa Águas do Piauí.
No município de União, a previsão é que a empresa Águas do Piauí assuma o serviço na zona urbana e no Povoado David Caldas no início do mês de julho.
Confira mais detalhes na entrevista abaixo:
Leia também: Aegea assume o abastecimento de água no Piauí por 35 anos.