União e mais 11 municípios do Piauí foram liberados para instalação do sinal 5G a partir de 27 de fevereiro. O modelo promete mais velocidade para baixar e enviar arquivos por dispositivos móveis, além de tornar as conexões mais estáveis.
A medida foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em reunião na quinta-feira (23), para antecipar a liberação da faixa de 3,5 GHz.
Segundo o Ministério das Comunicações, com a nova lista, as operadoras poderão solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nos municípios anunciados. Até o momento, 487 cidades de todo o país obtiveram a liberação da autarquia.
Agora, o sinal está liberado para ser implementado pelas operadoras nos municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária e União.
O 5G puro com a frequência de 3,5 GHz já é uma realidade no Brasil desde julho de 2022, mas são poucas a cidades que contam com o sinal de quinta geração. A Anatel antecipou a liberação do espectro, permitindo que Claro, TIM e Vivo ativem a quinta geração em 347 novas cidades.