Começou nesta quarta-feira (16), em União, o curso de Gastronomia Fast Food oferecido através do Programa Qualifica Piauí. As aulas são ministradas em unidades móveis que percorrem todo o estado, garantindo acesso à capacitação para diversos públicos, especialmente pessoas com idade entre 16 e 59 anos.
Além de desenvolver habilidades técnicas, o programa incentiva o empreendedorismo e contribui para a inclusão social. Em União, a unidade móvel está instalada ao lado do Sindicato Rural, responsável também pela realização das matrículas, que já foram encerradas.
Durante a aula inaugural, em entrevista ao Jornal da Vanguarda, o superintendente do Trabalho, Renda e Inclusão da Sasc, José Barros Sobrinho, destacou que União é o primeiro município a receber esta qualificação na área de gastronomia fast food.
“Esta é uma novidade na oferta do Qualifica Piauí. União é o primeiro município que estamos atendendo com este curso porque entendemos que é uma oportunidade para que as pessoas se preparem melhor para o mercado de trabalho, seja como colaborador em ambientes já existentes ou com a criação do próprio negócio. Dentro do curso também haverá orientações sobre empreendedorismo” — explicou o superintendente.
O Programa Qualifica Piauí capacitou, em 2024, um total de 3.354 pessoas em cursos de formação profissional distribuídos por 60 municípios, abrangendo 11 territórios de desenvolvimento. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Estado do Piauí (Sasc), oferece qualificação gratuita em diversas áreas, preparando os participantes para atender às demandas do mercado.