Mais uma votação do projeto Avançar Cidades, desta vez definitiva, deve acontecer na sessão desta quinta-feira,16, na Câmara de Vereadores de União. O projeto de autoria do Prefeito Paulo Henrique Costa, PSD, visa implantar em União o programa do Governo Federal através de empréstimo no valor de 15 milhões de reais através da Caixa Econômica Federal.
Entre vários debates, votações reprovando e polêmicas, o Avançar Cidades voltou à Câmara e desta vez deve ser a votado de forma definitiva em segunda votação. Na semana passada, em primeira votação, os vereadores aprovaram por 7a5, com uma abstenção.
Nas redes sociais, opositores a aprovação do empréstimo dos 15 milhões de reais, convocam a população a se manifestar alegando que o município vai contrair uma dívida e terá dificuldades para pagá-la pelos próximos 20 anos.
Apoiadores do projeto também convocam a população a comparecer na sessão para ouvir e entender do que se trata o Avançar Cidades, pontuando que os recursos do empréstimo vai ser usado para estruturar a cidade, como pavimentar 120 ruas, revitalizar praças e construir avenidas.
No Piauí, 71 municípios tentam implantar o projeto que tem os valores definidos de acordo com o número de habitantes. União faz parte do grupo de cidades com população acima de 20 mil até 60 mil habitantes, o mínimo é de R$ 1 milhão e o máximo R$ 15 milhões.