MPPI e Prefeitura de União

Acordo foi assinado para criação do Procon Municipal de União

Município irá oferecer imóvel onde funcionará o Procon e os servidores que farão atendimentos…

Reportagem Clique União

Compartilhe!

IMG_4088

O Ministério Público do Piauí (MPPI) e o Município de União assinaram, nesta última terça-feira, 17 de dezembro, acordo de cooperação técnica que viabilizará a instalação do Procon Municipal de União. O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, pelo prefeito de União, Gustavo Medeiros, e pelo coordenador-geral do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro. O ato foi acompanhado pelo promotor de Justiça Rafael Nogueira, titular da 2ª Promotoria de Justiça de União, pela chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, e pelo procurador de União, Carlos Dias.

O MPPI transferirá ao município, na modalidade de cessão, a propriedade de móveis de escritório e equipamentos de informática necessários ao uso de sistemas, bem como concederá a licença de uso dos programas pré-instalados. O município de União disponibilizará espaço físico para o funcionamento do Procon Municipal e agentes para atuarem no atendimento dos consumidores.

Conjuntamente, o MPPI e União promoverão cursos de capacitação para esses agentes, bem como realizarão seminários, palestras, debates, campanhas, audiências públicas e elaboração de material gráfico de informação sobre a legislação de proteção e defesa do consumidor.

O acordo terá validade por cinco anos. O Procon Municipal de União está previsto para ser inaugurado no dia 25 de março de 2025, durante as comemorações do Mês do Consumidor.

“O estímulo à defesa aos direitos do consumidor é uma importante política pública para a população de qualquer município. Parabenizo o prefeito de União por aderir a essa iniciativa de instalar o Procon Municipal e o promotor Rafael Nogueira por fomentar o poder público a tomar essa decisão. Certamente, os cidadãos de União, e de cidades vizinhas, serão os maiores beneficiários porque terão por perto um órgão resolutivo e bem estruturado”, explicou o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura.

“Estamos atentos às necessidades do município e no setor comercial não é diferente. União dá um grande passo em direção a um desenvolvimento equilibrado de suas relações de consumo”, destacou o prefeito Gustavo Medeiros.

Com o Procon Municipal, a população poderá resolver com muito mais agilidade problemas relacionados à compra de produtos ou contratação de serviços. As reclamações mais comumente atendidas são de má qualidade, atraso ou não entrega do produto, cobrança indevida de serviços e até mesmo fraudes.

O município de União irá oferecer o imóvel onde funcionará o Procon Municipal e os servidores que farão o atendimento dos consumidores.

Informações: Ministério Público e Prefeitura de União 

VEJA: 

Cidade de União terá Procon Municipal

Compartilhe!

Veja também
IMG_0512

Segurança Pública

A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Pacto pela Ordem…
B76FFE00-A004-4CF8-95CE-57793D530690

Ocorrência

Moto Honda CG Titan vermelha, ano 2008, placa NIA-8857…
WhatsApp Image 2025-07-09 at 13.56.12 (1) (1)

PROCURA-SE FAMILIARES

Última atualização 09.07.25 21:07…
7c0acc21-9cbf-4251-8a94-16e9ed6b0587

Operação Pacto Pela Ordem

Até o momento, 12 pessoas foram presas…
IMG_2851

FOTOS

Confira alguns registros fotográficos da Corrida União Calçados 2025….
IMG_0348

Saiba como denunciar

A quantidade representa 42% do total de denúncias recebidas pela pasta em todo o ano…
Matérias relacionadas
IMG_0512

Segurança Pública

A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Pacto pela Ordem…
B76FFE00-A004-4CF8-95CE-57793D530690

Ocorrência

Moto Honda CG Titan vermelha, ano 2008, placa NIA-8857…
7c0acc21-9cbf-4251-8a94-16e9ed6b0587

Operação Pacto Pela Ordem

Até o momento, 12 pessoas foram presas…
IMG_0348

Saiba como denunciar

A quantidade representa 42% do total de denúncias recebidas pela pasta em todo o ano…
57b1a66c-8622-4779-b794-7033b004c846

Confira a programação!

Com o tema “Sol Nascente: o resgate da tradição”…
IMG_0300

Educação

Cursos técnicos nos campi Teresina Central e Teresina Dirceu, e nos municípios de Angical do…