ELEIÇÕES 2024

Cidadão poderá ligar para número 1491 e denunciar Fake News

O serviço está disponível a partir desta quarta-feira (7)….

Reportagem Clique União

Compartilhe!

Prédio TSE (Foto: Marcelo Camargo)
Prédio TSE (Foto: Marcelo Camargo)

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou nessa terça-feira (6) que os eleitores poderão denunciar casos de desinformação durante a campanha eleitoral.

A Justiça Eleitoral vai disponibilizar o número telefônico 1491, pelo qual o cidadão poderá informar à Justiça Eleitoral qualquer tipo de desinformação que tiver presenciado. A ligação é gratuita.

Ao receber a denúncia, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE, vai verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral (MPE) para as providências cabíveis. O serviço estará disponível a partir desta quarta-feira (7).

Além disso, a Polícia Federal terá um painel de acompanhamento do andamento das denúncias recebidas.

“Será devidamente encaminhado para que, em tempo e velocidade recorde, a gente possa ter a resposta devida a essa denúncia, essa desconfiança, para que a pessoa não se engane daquilo que é passado”, afirmou a presidente.

A ministra também informou que as plataformas de internet assinaram acordos com o TSE para combater a desinformação durante o pleito. De acordo com a presidente, as redes sociais deverão colaborar com a Justiça Eleitoral para garantir o voto livre e sem contaminação por mentiras.

Esses acordos foram assinados nos últimos dias e já estão em vigor”, completou a ministra.

Campanha eleitoral

Nesta terça-feira (6), o TSE também lançou uma campanha informativa em parceria com a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) para evitar a disseminação de mentiras durante o pleito. Com o slogan “Jornalismo é confiável”, a campanha trará anúncios informativos para esclarecer o eleitor e evitar a propagação de mentiras que possam abalar o pleito.

 

Fonte: Agência Brasil / Edição: Carolina Pimentel

Compartilhe!

Veja também
titulo_eleitor-14685323

veja passo a passo

Quem não regularizar o cadastro pode ter o título eleitoral cancelado…
IMG_3584

Durante a Semana Santa

Vítima teria tentado atravessar a nado…
banco

Feriado

O PIX pode ser feito normalmente, e funciona 24 horas todos os dias e feriados…
OIF

PETS

Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e Sistema…
IMG_3510

Atendimento Multidisciplinar

Localizada na Rua 7 de Setembro, nº 1667, no centro da cidade, próximo à loja…
IMG_3420

OUTRO CASO

As jiboias não são peçonhentas e exercem um papel importante no equilíbrio ambiental…
Matérias relacionadas
Foto Clique União

Dúvida do Eleitor

Entenda a função…
Foto Clique União

Eleições 2024

Em União, alguns locais de votação foram alterados. Confira as mudanças…
WhatsApp Image 2024-10-01 at 19.44.29 (1)

ELEIÇÕES 2024

Nesta etapa, as urnas recebem os dados dos eleitores e candidatos, passam por testes rigorosos…
IMG-20240802-WA0003

ELEIÇÕES EM UNIÃO

Ramiro Saraiva terá como vice o ex-promotor Zé Osmar…
IMG-20210801-WA0062

Uma chapa que pretende disputar as próximas eleições para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores…

8D82207C-4BF3-4BD5-8C17-747BF2661ED8

Nesta sexta-feira,26, uma imagem circulou nas redes sociais de União. A foto mostra o corredor…