ALERTA DE GOLPE

Dinheiro some de aplicativo de banco e usuários suspeitam de golpes

Vítimas devem registrar a ocorrência na Delegacia….

Reportagem Clique União

Compartilhe!

caixa tem

Nos últimos dias, alguns usuários do aplicativo bancário “Caixa Tem”, em União, têm relatado que o dinheiro sumiu do aplicativo sem que tivessem feito qualquer transação bancária. Pelo menos, três pessoas registraram o caso na Delegacia de União. O relato comum é que o dinheiro de algum benefício foi creditado normalmente e, em seguida, transferido via Pix para a conta de uma pessoa desconhecida. O nome do destinatário varia a cada transferência.

Neuma Alves relatou que o valor do Programa Bolsa Família apareceu em seu aplicativo mas, ao tentar realizar o saque em um caixa eletrônico, descobriu que o saldo estava zerado e que todo o valor havia sido transferido via Pix para uma pessoa chamada Cesar Felix Soares; a qual ela não conhece. Neuma começou a divulgar o caso nas redes sociais, e várias outras pessoas relataram estar passando pela mesma situação.

Outra usuária do aplicativo informou que R$ 700,00 sumiu do seu aplicativo após uma transferência via Pix realizada na última quarta-feira, 21, às 5h da manhã, para um indivíduo chamado Erick Carlos Ferreira da Silva, que ela afirma não conhecer.

Também, no mesmo dia e mesmo horário, os bandidos fizeram outra vítima em União. Valéria Silva conta que, na quarta-feira, 21, às 5h da manhã, teve seu dinheiro transferido sem seu conhecimento ou autorização. A mulher, que recebe o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, constatou que o valor foi transferido via Pix para Gabriel Freitas Stremel, um nome que ela não reconhece e o qual afirma não ter feito a transferência.

As vítimas que procuraram a Agência Caixa, em União, foram orientadas a registrarem um Boletim de Ocorrência e aguardam uma análise para um possível ressarcimento por parte do Banco.

Em Nota ao Clique União, a Caixa Econômica Federal informou que o cliente pode contestar as transações que achar estranhas e que as informações são repassadas para a Polícia Federal. O banco informou, ainda, algumas dicas de segurança. Confira, abaixo, a Nota na íntegra.

NOTA:

 O banco esclarece que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências, portando CPF e documento de identificação. As contestações são analisadas, de forma individualizada e considerando os detalhes de cada caso e, para os casos considerados procedentes, o valor é ressarcido ao cliente.

Destacamos, os cuidados a serem tomados:

✅ A CAIXA não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar. 

✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.

✅ O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.

✅ Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”. 

✅ Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário. 

✅ Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.

✅ A CAIXA jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

✅ Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. Senhas bancárias não devem estar disponíveis em aparelhos celulares ou computadores.

✅ A CAIXA não realiza ligações telefônicas solicitando a instalação de aplicativos e orienta seus clientes que não insiram usuário ou senha de acesso em sites e aplicativos que não sejam desenvolvidos pela CAIXA. É importante observar que todos os aplicativos da CAIXA disponíveis nas lojas do sistema Android, iOS e Windows Phone possuem como desenvolvedor a Caixa Econômica Federal.

 A CAIXA informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes e as informações de suspeitas de fraudes e golpes são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes, para análise e investigação.

 O banco ressalta ainda que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos.

Compartilhe!

Veja também
IMG_5677

Reforma no setor elétrico

Nova Medida Provisória Garante Conta de Luz Zero para Famílias de Baixa Renda…
WhatsApp Image 2025-05-10 at 13.27.52

Igualdade Racial

Proposta busca contribuições para a criação do Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial…
Acesso para a Barragem de União

Polícia

A causa da morte ainda será investigada pela perícia….
IMG_5606

Ensino Superior

Inscrições começam em 26 de maio…
ae05c523-ef63-49ac-bb22-8b39b6a2178a

Tradição e Identidade

Assista ao vídeo!…
Lavanderia Santa Helena

BENEFÍCIO

Espaço público deve atender mais de 300 famílias com estrutura para lavagem de roupas e…
Matérias relacionadas
pix

Mudança de regras

Mudança na regra do PIX deve atingir 1% de chaves ligadas a CPF…
IMG_6146

PIX

A decisão, conforme apontado pela Receita, foi motivada pelos episódios de fake news nas últimas…
IMG_6146

Veja perguntas e respostas

Receita anunciou que ampliará fiscalização e passará a receber dados de operadoras de cartão e…
IMG_6146

Fiscalização

Receita não saberá origem ou destino da transferência; entenda…
IMG-20241129-WA0026

Golpe

Vendas realizadas com pagamento em espécie exigem atenção redobrada….
cnh_mcajr_0112203400

FALSO SMS

Golpistas enviam mensagens falsas se passando pelo Detran…