Search
Close this search box.
logomarca com slogan
ALERTA DE GOLPE

Dinheiro some de aplicativo de banco e usuários suspeitam de golpes

Vítimas devem registrar a ocorrência na Delegacia….

Reportagem Clique União

Compartilhe!

caixa tem

Nos últimos dias, alguns usuários do aplicativo bancário “Caixa Tem”, em União, têm relatado que o dinheiro sumiu do aplicativo sem que tivessem feito qualquer transação bancária. Pelo menos, três pessoas registraram o caso na Delegacia de União. O relato comum é que o dinheiro de algum benefício foi creditado normalmente e, em seguida, transferido via Pix para a conta de uma pessoa desconhecida. O nome do destinatário varia a cada transferência.

Neuma Alves relatou que o valor do Programa Bolsa Família apareceu em seu aplicativo mas, ao tentar realizar o saque em um caixa eletrônico, descobriu que o saldo estava zerado e que todo o valor havia sido transferido via Pix para uma pessoa chamada Cesar Felix Soares; a qual ela não conhece. Neuma começou a divulgar o caso nas redes sociais, e várias outras pessoas relataram estar passando pela mesma situação.

Outra usuária do aplicativo informou que R$ 700,00 sumiu do seu aplicativo após uma transferência via Pix realizada na última quarta-feira, 21, às 5h da manhã, para um indivíduo chamado Erick Carlos Ferreira da Silva, que ela afirma não conhecer.

Também, no mesmo dia e mesmo horário, os bandidos fizeram outra vítima em União. Valéria Silva conta que, na quarta-feira, 21, às 5h da manhã, teve seu dinheiro transferido sem seu conhecimento ou autorização. A mulher, que recebe o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, constatou que o valor foi transferido via Pix para Gabriel Freitas Stremel, um nome que ela não reconhece e o qual afirma não ter feito a transferência.

As vítimas que procuraram a Agência Caixa, em União, foram orientadas a registrarem um Boletim de Ocorrência e aguardam uma análise para um possível ressarcimento por parte do Banco.

Em Nota ao Clique União, a Caixa Econômica Federal informou que o cliente pode contestar as transações que achar estranhas e que as informações são repassadas para a Polícia Federal. O banco informou, ainda, algumas dicas de segurança. Confira, abaixo, a Nota na íntegra.

NOTA:

 O banco esclarece que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências, portando CPF e documento de identificação. As contestações são analisadas, de forma individualizada e considerando os detalhes de cada caso e, para os casos considerados procedentes, o valor é ressarcido ao cliente.

Destacamos, os cuidados a serem tomados:

✅ A CAIXA não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar. 

✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.

✅ O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.

✅ Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”. 

✅ Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário. 

✅ Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.

✅ A CAIXA jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

✅ Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. Senhas bancárias não devem estar disponíveis em aparelhos celulares ou computadores.

✅ A CAIXA não realiza ligações telefônicas solicitando a instalação de aplicativos e orienta seus clientes que não insiram usuário ou senha de acesso em sites e aplicativos que não sejam desenvolvidos pela CAIXA. É importante observar que todos os aplicativos da CAIXA disponíveis nas lojas do sistema Android, iOS e Windows Phone possuem como desenvolvedor a Caixa Econômica Federal.

 A CAIXA informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes e as informações de suspeitas de fraudes e golpes são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes, para análise e investigação.

 O banco ressalta ainda que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos.

Compartilhe!

Veja também
WhatsApp Image 2024-09-19 at 09.12.28

Ajuda é Necessária

O morador acordou com as chamas, conseguindo sair apenas com uma rede e uma malinha…
Design sem nome

prisão e multa

Medida entrou em vigor na terça-feira (17) e prazo pode ser ampliado pela secretaria…
WhatsApp Image 2024-09-18 at 09.54.02

LIVRO UNIONENSE

A obra busca resgatar a memória cultural da cidade, trazendo à tona histórias que mexem…
Design sem nome

Vídeo

Piauí foi o terceiro estado que mais registrou focos de incêndio entre domingo e segunda…
Design sem nome

Crime em abril

Ele cumprirá prisão domiciliar…
Design sem nome

No Centro Cultural

Uma ação do Comitê de Cultura do Piauí…
Matérias relacionadas
e28c8252-2ed1-412f-b542-acb2f4fcc2d6

GOLPE NO CAIXA TEM

Famílias relatam SMS sugerindo o acesso a link malicioso, ou seja, feito para realizar ataques…
pix

A partir de fevereiro de 2025, os correntistas poderão fazer o Pix por aproximação, anunciou…

ÚLTIMAS
Criado a 4 horas atrás
Criado a 23 horas atrás
Criado a 1 dia atrás
Criado a 2 dias atrás
Criado a 2 dias atrás
Criado a 2 dias atrás