Dois anos após aprovado, polêmico Projeto Avançar Cidades não saiu do papel

Reportagem Clique União

Compartilhe!

FB_IMG_1610554314523

Em 2019, a Câmara de Vereadores de União aprovou um projeto da Prefeitura para o Município participar de um programa federal chamado Avançar Cidades – mobilidade, onde municípios poderiam contrair empréstimos para investir em infraestrutura.

Em União, o Avançar Cidades ficou conhecido como o “Projeto dos 15 milhões”, que é o valor que o município teria direito, de acordo com o tamanho da população. Em abril de 2019, após muitas discussões, o Avançar Cidades foi aprovado com votação de 7 a 4 na Câmara de Vereadores.

Passados quase dois anos, o Município ainda não recebeu nenhum valor referente ao Projeto. O vereador Feitosa, presidente da Câmara, na época, disse que o município nunca recebeu os valores porque não conseguiu cumprir as exigências como, por exemplo, ficar dentro do limite de gasto com pessoal. Por isso, os recursos não foram liberados pela Caixa Econômica Federal.

A Secretaria de Finanças da atual gestão  disse que ainda não tem informações oficiais sobre a situação em que se encontra o andamento do Projeto. Também não disse se vai ou não tentar viabilizá-lo.

O projeto prevê que o Município de União receba um empréstimo de até 15 milhões de reais para investir em estrutura urbana, como reforma de praças com acessibilidade e estacionamentos. Pavimentação de 120 ruas divididas no Loteamento Pierote, Vila Nova Conquista, Tranqueiras, Conjunto IAPEP, Bairro São Francisco, Nossa Senhora das Graças, São João, São Pedro, Beira Rio e São Judas. Também, a transformação da Rua 07 de setembro (PI 112) em avenida, na saída de União para Miguel Alves. Por outro lado, o Município passaria a ter uma dívida de até 20 anos, sendo que a primeira parcela a ser paga teria o valor de 750 mil reais.

 

Imagem de destaque: Alexandre Cell

Compartilhe!

Veja também
WhatsApp Image 2025-06-05 at 10.40.28 (1)

SANEAMENTO BÁSICO

A obra, que estava sendo realizada próxima às residências da região, gerou reclamações por parte…
2ª Promotoria de União

Investigação

De acordo com a apuração, cinco servidores exercem supostamente funções de confiança e simultaneamente mantêm…
IMG_7300

Fato Curioso

Cientistas explicam que o rastro luminoso pode ter sido causado por lixo espacial…
IMG_7264

Opção Calçados

A inauguração acontece das 8h às 18h, na Rua 7 de Setembro, nº 607, Centro…
Seleção de União 2025

Copa APPM

Equipe unionense termina a fase de grupos em terceiro e é eliminada da competição….
Matérias relacionadas
WhatsApp-Image-2025-06-04-at-08.56.16

Governo decreta luto de três dias

A arqueóloga foi responsável pela coordenação das pesquisas que revelaram ao mundo a presença milenar…
IMG_7300

Fato Curioso

Cientistas explicam que o rastro luminoso pode ter sido causado por lixo espacial…
IMG_7264

Opção Calçados

A inauguração acontece das 8h às 18h, na Rua 7 de Setembro, nº 607, Centro…
77fb1992-0756-45d5-a601-4c5189dbeca3

Qualificação

As inscrições seguem até o preenchimento total das vagas…
OIP

Transição

O município entra na nova fase de abastecimento com a empresa que substitui a Agespisa…