Novo Decreto no Piauí: bares proibidos de abrirem após as 23h e comércio até as 17h

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

Logo nova

O governador fez uma alteração no Decreto. Agora, o comércio poderá funcionar até as 17h.

Atualizada às 21h14 de 26 de janeiro de 2021.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), publicou na noite desta terça-feira (26) o novo decreto com restrições de funcionamento do comércio durante as prévias de carnaval para conter a disseminação da Covid-19 no estado e evitar um colapso na rede de saúde.

Para as novas medidas restritivas, o governo considerou o aumento do número de casos de Covid-19 nas últimas semanas e a crescente ocupação de leitos de UTI no Piauí, onde alguns hospitais já apresentam 100% de ocupação.

O que acontece no Brasil hoje e isso não é diferente no Piauí, é a necessidade de muita responsabilidade para evitar uma situação de colapso na nossa rede de saúde. Para isso adotamos medidas. Funciona o restaurante, mas ele tem o limite até às 23h, e outras atividades também seguindo o protocolo com novas restrições. O objetivo é conter a transmissibilidade e com isso salvar vidas”, declarou o governador Wellington Dias.

De acordo com o secretário de governo, Osmar Júnior, o novo decreto não estabelece lockdown, mas redução no horário de funcionamento das atividades econômicas. As restrições entram em vigor nesta terça-feira (26) e seguem até dia 21 de fevereiro.

O novo decreto estabelece os seguintes horários de funcionamento:

  • Comércio e lojas em geral: de 8h às 14h
  • Shopping Centers: 10h às 19h
  • Restaurantes e bares: até 23h, com proibições de shows, música ao vivo e som ambiente

SUSPENSÃO DE EVENTOS E CARNAVAL

O decreto determina ainda a suspensão, em todo o estado, da realização de festas ou eventos comemorativos do carnaval, incluindo prévias carnavalescas e similares, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por entes públicos ou pela iniciativa privada. Fica estabelecido também que o poder público não poderá financiar ou apoiar eventos carnavalescos no período de vigência das restrições impostas pelo decreto.

Estão proibidas todas as atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.

Fica proibido o consumo de bebidas em locais públicos nos dias 30 e 31 de janeiro e nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de fevereiro. Fica vedada também a concessão de ponto facultativo nas repartições públicas no período definido em calendário para o carnaval, especialmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

O uso de máscara de proteção continua obrigatório, principalmente em espaços públicos abertos de uso coletivo, como parques, praças, praias e outros.

A fiscalização do cumprimento do decreto será de responsabilidade da Vigilância Sanitária Estadual, com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. Em caso de desobediência, poderá ser solicitado o apoio da Polícia Federal e do Ministério Público.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Sesapi, o Piauí registrou 156.875 casos confirmados de coronavírus e 3.031 mortes.

Fonte: G1 Piauí

Compartilhe!

Veja também
IMG_2850

Eleições 2026

Rafael Fonteles concentra o maior volume de despesas contratadas, enquanto Joel Rodrigues registra o maior…
031B268A-74C0-40E7-B258-303EFA189EC9

Eleições 2026

Decisões foram concluídas na segunda-feira (14), e candidatos ainda podem recorrer ao TSE…
IMG_2882

Confira!

Atividades serão realizadas nos dias 16 e 17 de setembro…
MANUTENCAO-PROGRAMADA-1024x768

Desligamento programado

Confira os locais e horários…
image

SAÚDE

O atendimento pode ser realizado pelo celular, tablet ou computador, conforme as condições disponíveis para…
WhatsApp Image 2026-09-11 at 14.57.29

OPORTUNIDADE

As inscrições podem ser feitas no site do IFPI. As oportunidades são para candidatos com…
Matérias relacionadas
8bcc4947-cd52-4f3d-9426-8b9c8bdfad2c

Solidariedade

“Chiquim” sofreu fraturas no fêmur e no punho e precisa de ajuda durante a recuperação….
IMG_2367

Tragédia

Marcos Aurélio Nascimento Cunha, de 6 anos, foi atingido por um disparo de espingarda bate-bucha…
IMG_1895

Queda de 70%

Os números apresentados nesta matéria foram divulgados pela própria Guarda Civil Municipal…
912806a9-2465-451a-b3ae-e3533f4795ff

Identidade Cultural

Selecionados por meio de edital da Política Nacional Aldir Blanc…
b82058a3-1cc5-4abd-8735-33550ee47ede

Chamamento Público

Os 12 contemplados no Edital José Benício assinam o Termo de Premiação durante cerimônia…
IMG_0085

Economia

Programa do governo federal oferece descontos, juros menores e parcelamento…