União aparece entre os 28 municípios piauienses que menos vacinaram contra a COVID-19

Reportagem Clique União

Compartilhe!

IMG_20211124_121826

Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Piauí, que já consta com 55,99% de sua população completamente vacinada, 28 municípios do estado ainda estão com esse percentual abaixo de 50%, de acordo com os dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde.

A cidade de Milton Brandão é a que apresenta o menor percentual da população total com o ciclo vacinal completo, com apenas 37,28%. A segunda com o menor índice é São Miguel do Fidalgo que apresenta 39,45% e a terceira com a menor taxa de imunizados é Batalha com 40,06%.

Além das três citadas as outras 25 cidades abaixo de 50% da população com o ciclo vacinal completo são: União, Joca Marques, Parnaíba, Murici dos Portelas, Curral Novo do Piauí, Flores do Piauí, Marcolândia, Caracol, Sebastião Barros, São João da Fronteira, Cristalândia do Piauí, Miguel Leão, São José do Peixe, São Luis do Piauí, Matias Olímpio, Barras, Coronel José Dias, São João do Piauí, Cocal, Passagem Franca do Piauí, Canto do Buriti, Valença do Piauí, Luis Correia, José de Freitas e padre Marcos.

Ao Clique União, a Coordenação de Imunização do Município de União disse que os dados não representam a realidade. Segundo a Coordenadora Raimunda Macedo, o Município de União já vacinou mais que 50% população, porém, os dados ainda não foram incluídos no painel de vacinação por falto de digitador. Ainda segundo a Coordenadora, mas a Secretaria de Saúde já aumentou o número de digitadores e os dados serão atualizados.

Importância da 2ª dose

Os estudos das vacinas, utilizadas pelo Plano Nacional de Imunização, foram feitos com a vacinação em duas doses. A única que protege com apenas uma dose é a Janssen. A eficácia prometida pelas empresas foi determinada a partir dos testes com duas aplicações. Além de aumentar a proteção, a segunda dose ajuda a prolongar essa proteção.

Para garantir a segurança da população é necessária a imunização completa. A pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus do que aquela que recebeu as duas doses. Ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. Esta falta da segunda dose pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus. “Por isso pedimos mais uma vez, completem sua imunização com as duas doses e quando chegar o seu prazo para o reforço, volte aos postos e intensifique sua proteção”,lembra Florentino Neto.

Compartilhe!

Veja também
IMG_1379

COVID-19

Recusa vacina é passível de sanção por negligência parental…
3EF0B2DC-6DFA-4C86-9EE8-BFB2D0571529

União soma 80 óbitos

Em 2025, o Piauí já registrou oito mortes por conta do vírus…
coronavirus0503209810

PREVENÇÃO

Casos de COVID-19 seguem sob controle em União, mas prevenção é essencial…
IMG_3704

Após receber a primeira remessa de doses atualizadas contra a covid-19, o Ministério da Saúde…

WhatsApp Image 2024-01-09 at 11.49.40

A Prefeitura de União, por meio da Secretaria de Saúde, manterá abertas no Dia D,…

3EF0B2DC-6DFA-4C86-9EE8-BFB2D0571529

Desde ontem, segunda-feira (1°), a vacina da Covid-19 em crianças passou a ser obrigatória. No…

Matérias relacionadas
OIP (1)

AVISO PARA QUEM SE INSCREVEU

A corrida promovida pela Prefeitura de União acontece neste domingo, 4 de maio…
IMG_2858

mudança de sistema

Os serviços de habilitação já estão liberados em todas as plataformas…
carteira

Carteira assinada

O desempenho coloca União entre os cinco municípios piauienses com melhor resultado no mês…
IMG_4881

Educação

Participante que faltou provas em 2024 precisa justificar ausência…
IMG_4853
Inicialmente, o uso das primeiras câmeras será entre militares que atuam nas unidades de trânsito….
IMG_4841

1º de Maio

Pressão de trabalhadores nas ruas e redes sociais deu força à proposta…