União foi a cidade com mais acumulados de chuva em março, no Piauí

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

84ebaf3f-6a8f-4492-beaa-4eb8f39716cb

A cidade de União foi a que mais registrou acumulados de chuva no mês de março, com 522,2 mm, segundo informações da Defesa Civil do Piauí.

Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, afirmou que devido ao fenômeno El Ñino as chuvas nesse ano não foram bem distribuídas, se comparadas com o ano anterior.

“No ano de 2024, o mês de março, ele apresentou volumes abaixo da média nos municípios no Sul. Já os municípios ao Norte mantiveram uma performance mais dentro ou acima da média. A gente, quando compara os dois meses, março de 2024 e março de 2023, a gente vai perceber que no ano passado, essa condição foi mais homogênea. Porque nós não tínhamos o El Ñino. Então ela foi melhor distribuída com poucos municípios ficando abaixo da média”, explicou.

Ele disse que nesse período as chuvas diminuíram no Sul do estado, enquanto ocorreu um aumento no Norte.

“A gente teve uma sensível redução em relação à média nos municípios do Sul e a gente teve um incremento da média nos municípios do Norte. Então mostra uma estação irregular. Ou seja, a gente teve chuvas bem acima da média nos municípios da faixa Norte, e nos municípios do Sul a gente teve alguns que ficaram a desejar. Então aí você tem um cenário de irregularidade. Só que mesmo esse cenário, ele está bem diferente da previsão que foi feita, que em todo o estado do Piauí as chuvas ficariam abaixo da média”, destacou.

Os 15 municípios que mais registraram chuva foram:

  1. União com 522,2 mm
  2. Alto Longá com 492,2 mm
  3. Piracuruca com 462,4 mm
  4. São José do Divino com 462, 4 mm
  5. Francisco Ayres com 456 mm
  6. Cabeceiras do Piauí com 430,8 mm
  7. Barras com 428,2 mm
  8. Caxingó com 421,2 mm
  9. Porto com 416,2 mm
  10. Boqueirão do Piauí com 396,8 mm
  11. Piripiri com 366 mm
  12. Castelo do Piauí com 361,6 mm
  13. Campo Maior com 356 mm
  14. Cajueiro da Praia com 352,8
  15. Teresina com 348,6

Os dados são com base em informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em março, o Clique União destacou que, de acordo com os dados fornecidos no dia 22 do mês em questão (março), pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH-PI), por meio da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE), a cidade de União se destacou com um acumulado de 81mm, liderando as precipitações no período. Teresina estava em 2º, com 51 mm e Miguel Alves apareceu em 11º, com 13 mm de chuva.

Informações: Defesa Civil do Piauí e Cidade Verde

Compartilhe!

Veja também
15042025-pzzb3458_0

Saúde

Mudança vale a partir de agosto, por meio de vacina injetável…
WhatsApp Image 2026-06-23 at 18.28.51

TECNOLOGIA

Funcionalidade é opcional e depende da autorização do cliente….
IMG_7190

Segurança

Medida passa a valer em etapas e busca reforçar a segurança na concessão de benefícios…
WhatsApp Image 2026-06-23 at 10.43.06

CONCURSOS

É necessário curso superior e CNH…
IMG_7178

No Ginásio O Pindungão

Consumidores poderão aproveitar dois dias de ofertas especiais, com produtos de diversos setores e condições…
Matérias relacionadas
IMG_5910

Educação Municipal

A Unidade conta com 14 salas, berçários, refeitório e climatização com energia solar….
IMG_1762

Conscientização ambiental

Ações desenvolvidas ao longo da semana reforçaram a importância da educação ambiental e do contato…
IMG_4569

Enem 2026

Candidatos devem confirmar participação até 5 de junho; provas serão aplicadas em novembro…
9e676d82-8efe-490a-97c5-310735079110

Vítima estava internada

Acidente aconteceu no último domingo (31), na Avenida 7 de Setembro….
IMG_5344

Clique Cultura

Artistas e grupos musicais podem se inscrever até o dia 9 de junho por meio…
36fb35c0-ca8b-4151-be10-7dba1e2dc591

Matéria em colaboração

Uso seguro de itens decorativos e instalações elétricas é fundamental para aproveitar o período de…