União foi a cidade com mais acumulados de chuva em março, no Piauí

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

84ebaf3f-6a8f-4492-beaa-4eb8f39716cb

A cidade de União foi a que mais registrou acumulados de chuva no mês de março, com 522,2 mm, segundo informações da Defesa Civil do Piauí.

Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, afirmou que devido ao fenômeno El Ñino as chuvas nesse ano não foram bem distribuídas, se comparadas com o ano anterior.

“No ano de 2024, o mês de março, ele apresentou volumes abaixo da média nos municípios no Sul. Já os municípios ao Norte mantiveram uma performance mais dentro ou acima da média. A gente, quando compara os dois meses, março de 2024 e março de 2023, a gente vai perceber que no ano passado, essa condição foi mais homogênea. Porque nós não tínhamos o El Ñino. Então ela foi melhor distribuída com poucos municípios ficando abaixo da média”, explicou.

Ele disse que nesse período as chuvas diminuíram no Sul do estado, enquanto ocorreu um aumento no Norte.

“A gente teve uma sensível redução em relação à média nos municípios do Sul e a gente teve um incremento da média nos municípios do Norte. Então mostra uma estação irregular. Ou seja, a gente teve chuvas bem acima da média nos municípios da faixa Norte, e nos municípios do Sul a gente teve alguns que ficaram a desejar. Então aí você tem um cenário de irregularidade. Só que mesmo esse cenário, ele está bem diferente da previsão que foi feita, que em todo o estado do Piauí as chuvas ficariam abaixo da média”, destacou.

Os 15 municípios que mais registraram chuva foram:

  1. União com 522,2 mm
  2. Alto Longá com 492,2 mm
  3. Piracuruca com 462,4 mm
  4. São José do Divino com 462, 4 mm
  5. Francisco Ayres com 456 mm
  6. Cabeceiras do Piauí com 430,8 mm
  7. Barras com 428,2 mm
  8. Caxingó com 421,2 mm
  9. Porto com 416,2 mm
  10. Boqueirão do Piauí com 396,8 mm
  11. Piripiri com 366 mm
  12. Castelo do Piauí com 361,6 mm
  13. Campo Maior com 356 mm
  14. Cajueiro da Praia com 352,8
  15. Teresina com 348,6

Os dados são com base em informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em março, o Clique União destacou que, de acordo com os dados fornecidos no dia 22 do mês em questão (março), pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH-PI), por meio da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE), a cidade de União se destacou com um acumulado de 81mm, liderando as precipitações no período. Teresina estava em 2º, com 51 mm e Miguel Alves apareceu em 11º, com 13 mm de chuva.

Informações: Defesa Civil do Piauí e Cidade Verde

Compartilhe!

Veja também
IMG_5328

Conscientização Ambiental

Atividades já passaram por escolas, áreas de preservação e grupos comunitários…
IMG_5322

Ministério Público

Medida também orienta delegado Charles Pessoa a interromper publicações com investigados, presos e abordados pela…
4C1A6772-A291-425A-AA84-355B74C03819

Catolicismo

Fiéis são convidados a participar da celebração que destaca a presença de Cristo na Eucaristia…
IMG_3475-1

Regulação

Paciente sofreu fratura após uma queda e, durante a internação, teve um AVC…
4ea0d004-c8b0-49e8-b84f-f8372ca720eb

Matéria em colaboração

Tarifa Social garante até 100% do valor equivalente ao consumo de energia, mas beneficiários precisam…
IMG_4398

Oportunidade

O curso oferece 220 horas de formação e é voltada para pessoas a partir de…
Matérias relacionadas
4C1A6772-A291-425A-AA84-355B74C03819

Catolicismo

Fiéis são convidados a participar da celebração que destaca a presença de Cristo na Eucaristia…
IMG_4340

Enem

Solicitações podem ser feitas até 5 de junho…
IMG_4307

Inauguração

Chegada da nova filial reforça o crescimento da marca e amplia as opções de compras…
prova-do-enem

Enem 2026

Prazo segue até 5 de junho e provas serão aplicadas em novembro, nos dias 8…
edc6b90d-9f0a-40af-b992-ec0a141bf33a

Matéria em colaboração

No período junino, organizadores e comerciantes devem solicitar o serviço com antecedência para garantir segurança…
IMG_4183

PNAB

Capacitação gratuita será realizada no dia 30 de maio e terá vagas limitadas para artistas,…