Connect with us

Blogs

Museu do Piauí recebe a exposição Lucílio e Georgina: um amor pela pintura

Sanny Ravanne

O Museu do Piauí, em Teresina, recebe a exposição Lucílio e Georgina: Um amor pela pintura. É a primeira vez que o Piauí recebe exposição das obras de um dos seus mais ilustres filhos, Lucílio de Albuquerque e sua esposa, Georgina de Albuquerque. A exposição inicia amanhã, terça-feira, 17 de outubro e segue até dia 07 de novembro de 2023.

Lucílio de Albuquerque nasceu em Barras, no estado do Piauí, no dia 9 de maio de 1877. Morreu em 19 de abril de 1939, aos 61 anos, no Rio de Janeiro.

Ao todo, 31 obras do acervo do colecionador Nelson Nery Costa, serão expostas a fim de que o público tenha contato com a produção estética de Lucílio e Georgina. Tais obras refletem a força da produção desse piauiense de Barras e de sua esposa. Lucílio estudou no Brasil e no exterior.

PIAUIENSE LUCÍLIO DE ALBUQUERQUE

Auto retrato: Lucílio de Albuquerque nasceu em Barras, no estado do Piauí, no dia 9 de maio de 1877

Nasceu em Barras, no estado do Piauí, no dia 9 de maio de 1877. Depois de uma breve passagem pela Faculdade de Direito de São Paulo, ingressou em meados dos anos 1890 na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), onde foi aluno de Daniel Bérard, Zeferino da Costa, Rodolfo Amoedo e Henrique Bernardelli.

Na Europa

Em 1906, recebeu o Prêmio de Viagem da ENBA, com a tela Anchieta escrevendo o poema à Virgem, pertencente hoje ao Museu Dom João VI, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Logo depois, casou-se com sua colega de Academia, Georgina de Albuquerque; ainda em 1906, ambos partiram para a França, onde permaneceram por cinco anos. Em Paris, Lucilio freqüentou a Academia Julian – onde estudou com Marcel Baschet, Henry Royer e Jean-Paul Laurens -, e também o ateliê de Eugène Grasset, mestre do art nouveau, como fizera alguns anos antes Eliseu Visconti; nessa estadia na cidade-luz, ainda expôs com sucesso no Salon des Artistes Français.

De volta ao Brasil

De volta ao Rio de Janeiro, em 1911, Lucilio fez juntamente com a esposa Georgina uma grande exposição na ENBA. No mesmo ano tornou-se professor de Desenho Figurado da instituição, assumindo definitivamente a cátedra em 1916. Nas Exposições Gerais recebeu sucessivamente: menção de 2º grau (1902, com Stella), menção de 1º Grau (1904, com um retrato), grande medalha de prata (1907, com Agnus Dei), pequena medalha de ouro (1912, com Despertar de Ícaro) e medalha de honra (1920, com Retrato de Georgina).

Obra e exposições

Pintor prolífico, destacou-se como retratista e paisagista, tendo sido entre os pintores de sua geração um dos mais dedicados cultores do gênero da pintura histórica. Projetou os vitrais para o Pavilhão Brasileiro na Exposição Internacional de Turim em 1911 e realizou diversas pinturas de caráter decorativo, como aquelas para as salas da Maioria e da Minoria, no atual Palácio Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro. Lúcilio expôs em diversos estados brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco) e no exterior (Argentina, Estados Unidos da América).

Após sua morte, sua esposa organizou na residência do casal, em Laranjeiras, o Museu Lucilio de Albuquerque, cujo grande acervo se encontra dividido entre o Museu do Ingá e o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

Na Casa da Cultura de Teresina tem a Pinacoteca Lucílio de Albuquerque.

 

GEORGINA DE ALBUQUERQUE

Georgina Moura Andrade de Albuquerque (Taubaté, 4 de fevereiro de 1885 — Rio de Janeiro, 29 de agosto de 1962 ) foi uma pintora, desenhista e professora brasileira.

Considerada uma das primeiras mulheres brasileiras a conseguir firmar-se internacionalmente como artista, Georgina foi também pioneira na pintura histórica nacional. Tal gênero artístico permaneceu restrito ao universo masculino até 1922, quando a artista expôs a obra Sessão do Conselho de Estado. A composição estética da pintura rompeu com os paradigmas academicistas vigentes ao colocar uma mulher como protagonista de um momento histórico brasileiro.

Além da pintura histórica, a obra de Georgina também apresenta telas de naturezas-mortas, nus artísticos, retratos, cenas do cotidiano, bem como paisagens urbanas, provincianas e marinhas.

Georgina foi ainda a primeira mulher a ocupar a diretoria da Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde estudou e lecionou.

Georgina iniciou os estudos em pintura aos 15 anos, em 1900, na cidade de Taubaté. Sob a tutela do pintor italiano Rosalbino Santoro, que vivia na casa dela, a artista aprendeu os princípios básicos da pintura, como aplicar as leis da perspectiva e as técnicas de mistura de tintas. Como aluna de Santoro, Georgina expôs pela primeira vez, em 1903, na X Exposição Geral de Belas Artes.

Em 1904, aos 19 anos, Georgina mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro. Na capital fluminense, ela ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, onde foi aluna do pintor Henrique Bernardelli. Irmão do escultor Rodolfo Bernardelli e do pintor Félix Bernardelli, Henrique lecionou na escola até 1906, quando foi substituído por Eliseu Visconti. Um ano após ter ingressado na Escola Nacional de Belas Artes, Georgina participou da XII Exposição Geral, mas sem declarar que pertencia à instituição, destacando apenas o nome do mestre dela, Bernardelli.

Em março de 1906, Georgina casou-se com o pintor piauiense Lucílio de Albuquerque, que ela havia conhecido na Escola Nacional de Belas Artes. Laureado, em 1905, com um prêmio que lhe garantia uma viagem ao exterior, Lucílio foi à França no ano seguinte, acompanhado da esposa, para estudar. Georgina completaria a formação artística dela frequentando a École Nationale Supérieure des Beaux-Arts e as aulas livres da Academia Julian. Ela se tornou a primeira mulher brasileira a obter sucesso nas rígidas avaliações de ingresso da Escola Nacional de Belas Artes francesa.

Durante a estadia dela na Europa, a brasileira foi fortemente influenciada pelas técnicas pictóricas impressionistas, nas quais os artistas buscam representar as formas tais como elas se apresentam sob a deformação da luz. Ela e o marido permanecerem por cinco anos em viagem de aprendizado na França.

Georgina Moura Andrade de Albuquerque nasceu em 4 de fevereiro de 1885; Taubaté, Brasil. Movimento Artístico: Impressionismo, Modernismo

Lucílio de Albuquerque – Retrato de Georgina de Albuquerque, 1907

Vernissage
Data: 17 de outubro (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Museu do Piauí (Teresina-PI)
Período da exposição: 17 de outubro a 07 de novembro de 2023

 

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Blogs1 dia atrás

Dia 28 de Abril é o Dia Nacional da Caatinga

O Dia Nacional da Caatinga é celebrado anualmente em 28 de abril. A data foi criada para homenagear este bioma...

Destaques2 dias atrás

Moto furtada no entrocamento da PI 112 com a estrada de Lagoa Alegre, em União

Uma moto modelo Fan 125, cor preta, placa LWI 3225, foi furtada na manhã deste sábado, 27, após o proprietário...

Destaques2 dias atrás

Após 15 meses afastada por conta de duas cirurgias nos joelhos, Valéria volta a jogar pelo Benfica

A jogadora unionense, Valéria, retornou aos campos neste sábado (27/04), contra o Länk Vilaverdense, pela Liga BPI de Portugal, após...

Destaques3 dias atrás

Professores convocados pela PMU têm até dia 3 de maio para se apresentarem

O prefeito Gustavo Medeiros assinou a convocação de mais nove professores para a rede municipal de ensino. Os selecionados do...

Destaques3 dias atrás

União e Miguel Alves irão receber vacina contra a Dengue

O Ministério da Saúde incluiu o Piauí na Campanha de Vacinação contra a Dengue.  O estado deve receber já nesta...

Educação3 dias atrás

Enem 2024: Prazo para solicitar isenção da taxa termina nesta sexta

Termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (26/4) o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame...

Destaques3 dias atrás

Transferência de R$ 90 mil e paquera em prostíbulo: novos detalhes da morte de empresário unionense

O delegado Francisco Costa, o Barêtta, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) revelou novos detalhes do assassinato...

Geral4 dias atrás

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue para o Piauí

O Ministério da Saúde, anunciou, nesta quinta-feira (25/4), a expansão da vacinação contra a dengue para mais 625 municípios em...

Clique em Teresina4 dias atrás

Enem dos concursos: candidatos já podem conferir o local de prova

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o Enem dos Concursos, já podem conferir o seu local de prova....

Destaques4 dias atrás

ALEPI aprova meia-passagem para estudantes da Grande Teresina

Após a audiência pública que discutiu o aumento abusivo da passagem no transporte intermunicipal, deputados piauienses aprovaram por unanimidade o...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas