Connect with us

Ponto de Vista

Ponto de Vista: Especialista em criminologia fala sobre criminalidade – uma anomalia social

Redação

O Blog Ponto de Vista, do Portal Clique União, traz esta semana uma análise do advogado e especialista em criminologia, Dr. Adailton Silva, sobre criminalidade. Ele aponta que o crime é tão antigo quanto a própria humanidade e desde os primórdios, acompanha o ser humano, seja proveniente da discórdia, disputas de poder ou simplesmente impelido por questões de menor relevo social.

             Para o especialista, assim como toda ciência, a Criminologia é produto de construções típicas do momento histórico de entender esse fato social que a criminologia surge fortemente influencia das ideias na Europa do século XIX, especialmente o Positivismo de Augusto Comte e o Determinismo. Em consequência da complexidade e da transformação das relações sociais, oriundas da Revolução Industrial, a expansão desenfreada das cidades europeias foi acompanhada do agravamento de questões de ordem pública como a criminalidade.

Portal Clique União pergunta: qual a camada mais vulnerável a fazer parte do  crime?

Adailton Silva–  No geral todos nós somos vulnerável a prática de crime segundo estudos , seja por simples briga de trânsito ou  por ostentação social.  No entanto, o fator personalidade que adquirimos ao nascer  na    idade 0 a 05 anos de vida serão influenciadores de nossa conduta quanto jovem e adulto.

Clique União – O que seria essa personalidade ?

Adailton Silva– seria um conjunto de informação que são processadas na mente da criança e absolvido. Comparo eu a uma esponja umedecida, que decidirá o que seja certo ou errado na em toda vida. Por exemplo quando encontramos uma carteira de bolso com dinheiro, se pergunta  “eu devolvo ou não” a resposta de seus atos estão subjetivados no celebro, isso que chamo de personalidade.

Clique União – Você acredita que existe uma fórmula de como surge um infrator ?

Adailton Silva – Simples, recentemente  encontrei uma criança de 04 anos  abandonada em bairro de União . Você sabe  que é  apenas  uma criança .  Cadê a sociedade? Cadê o estado? Cadê a família ? É assim, que vai  sendo construído um delinquente  em potencial em alguns anos a frente.

Clique União- O que você pensa disso ?

Adailton Silva – Eu não penso.  Eu sinto indignação, improcedência  ao ver o sistema consumindo  a mente  e a alma  ao ver  falta de responsabilidade.

                Sabemos que a criminalidade advém nesse momento da camada jovem que pelo consumismo desenfreado já profetizado no livro “o capital de Kal Marx  ” sendo assim não deixa de agravar os  efeitos  do  fim do auxílio emergencial vai agravar o aumento da criminalização por esvaziar as mãos de jovens inconsequentes sem personalidade positiva e protagonista das cenas de uso de bebidas e drogas.

                     Sei que aqui em União temos uma deficiência de estrutura física, investigativa além de divergência entre a civil e militar que de qualquer forma diminui os resultados, mas ainda que seja sanado e aumentado a eficiência das forças de segurança o mínimo  que vamos conseguir é intimidar e afastar  a migração dos delinquentes das cidades vizinhas, apenas isso que o melhoramento das forças de segurança pode atingir em caráter paliativo e sazonal.

O Clique pergunta – como faria pra diminuir a criminalidade?

Adailton Silva –   Olha hoje estamos colhendo o que plantamos num passado muito próximo, não foi feito o dever de casa pelas autoridades governamentais. Quando falo isso, estou me referindo  a falta de investimento na educação infantil e fundamental,  saúde pediátrica, psiquiátrica, dignidade humana.

Clique União – No seu ponto de vista,  a lei contribui pra essa onda de criminalidade?

Adailton Silva – Sim. É preciso repensar a lei principalmente a lei infraconstitucional de entorpecente deve agravar a pena para os autores, onde eu já chamava atenção das autoridades lá atrás em uma publicação de um artigo de autoria minha “ situação carcerária do sistema provisório penal ” que 84% dos crimes estão diretamente ligado a práticas  de entorpecente.

               Pessimismo! Será o percurso que teremos que percorrer pelo preço alto que iremos pagar por termos falhados no âmbito da família, do estado, e da sociedade  que teremos que enfrentar para conviver com o aumento  descabido da criminalidade.

                No início falei da criança de 4 anos que o padrasto abandou em um bairro de União e que o no máximo o conselho tutelar vai fazer uma reunião com os “pais “  e depois votará as ruas.  São essas crianças e jovens prestes a ser recrutadas pelos criminosos frente a ineficiência do estado e pronto pra servir o “estado paralelo” que se deixou ser edificado. A tendência é aumentar – é duro mais estou sendo verdadeiro com que prometi no juramento de formatura.

O Blog Ponto de Vista é um espaço para unionenses expressar suas ideias sobre todos os pontos sociais a que se achar de direito, tratando-os com responsabilidade e respeito. Fale conosco pelo WhatsApp – 86 99591 8154

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • CALHAU, Lélio Braga. Resumo de Criminologia.Ed.6. Rio de Janeiro: Impetus, 2011, 158 p.
  • DE MOLINA, Antonio García-Pablos e GOMES, Luis Flávio. Criminologia. Ed.7. São Paulo: RT, 2010, 510 p.
  • JUNIOR, Edison Miguel da Silva. Teorias Criminológicas sobre o Problema do Crime. Texto Publicado na Revista do Ministério Público do Estado de Goiás, ano 9, nº 12, p-59-62, abr.2006.
  • MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de Direito Penal: Parte Geral. Volume 1.Ed.5 Revista e Ampliada. São Paulo: Atlas S.A, 1990.
  • MACHADO, Luiz Alberto. Direito Criminal: Parte Geral. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1987.

PUBLICIDADE
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Destaques1 dia atrás

Prefeitura de União divulga edital de Chamada Pública com 55 vagas

A Prefeitura de União publicou edital de Chamada Pública com 55 vagas e formação de cadastro reserva para cargo de...

Esportes2 dias atrás

Gigantes do Norte enfrentarão desafio em União: Jogo marcado para 17 de maio

No próximo dia 17 de maio, os apaixonados por futsal terão oportunidade de testemunhar mais um divertido embate time Gigantes...

Destaques2 dias atrás

Cerca de duas mil pessoas realizam prova da Guarda Municipal de União

Nesse domingo,05, foram aplicadas as provas do Concurso Público para Guarda Municipal da Administração Pública do Município de União. O...

Destaques3 dias atrás

Gustavo Medeiros confirma Neerias Cavalcante como pré-candidato a vice em União

O Prefeito de União, Gustavo Medeiros, confirmou, neste sábado (04), o advogado Neerias Cavalcante como seu pré-candidato a vice na...

Destaques4 dias atrás

Campanha pede ajuda para unionense afetado pelas enchentes no RS

A família de Reyllan José Silva Lima, unionense que mora no Rio Grande do Sul, está pedindo ajuda financeira para...

Blogs4 dias atrás

Saiba quem foi Ulisses Coutinho Brandão, unionense homenageado no galpão da Agricultura Familiar no assentamento Marajá

No início desta semana (30/04), a Prefeitura de União inaugurou o Galpão da Agricultura Familiar Ulisses Coutinho Brandão, no Assentamento...

Destaques5 dias atrás

Concurso Unificado é adiado após tragédia no Rio Grande do Sul

A prova do Concurso Nacional Unificado que vai selecionar mais de 6 mil funcionários para a Administração Pública Federal, marcada...

Destaques5 dias atrás

INSS já começou a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais de um salário mínimo começaram a...

Miguel Alves6 dias atrás

Homem de Miguel Alves morre após acidente a caminho de velório no Maranhão

Um idoso, de nome Luiz Enéas, morador da localidade Mato Seco, zona rural de Miguel Alves, faleceu após um acidente...

Destaques6 dias atrás

Campanha de vacinação contra a gripe no Piauí é ampliada para o público geral

A campanha de vacinação contra a gripe no Piauí agora contemplará pessoas com mais de seis meses de idade. A...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas