Justiça suspende reajuste salarial de vereadores e servidores da Câmara de Miguel Alves

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG-20200402-WA0109

A Vara Única da Comarca de Miguel Alves suspendeu o reajuste de 7, 12% no salário dos vereadores e dos servidores da Câmara Municipal de Miguel Alves que em março deste ano aumentou o salário dos vereadores de R$ 5.600,00 para 6.000,00. O reajuste foi alvo de uma Ação Popular que pedia, entre outros pontos, a suspensão do reajuste e a devolução dos valores já recebidos.

Na ação, um ex-vereador e um advogado alegaram que a Casa do Povo violou diversos artigos e princípios constitucionais, tendo em vista que o aumento se deu por meio de Resolução e não por Projeto de Lei, como ocorre com todos os Servidores Municipais de Miguel Alves. Ressaltaram ainda, que o aumento feriu o Principio da Moralidade tendo em vista que o mundo junta forças e recursos para combater uma crise de saúde que atinge, também, a economia.

Na sua defesa, a Câmara alegou que o aumento salarial discutido na  Ação, não foi realizado no ano de 2020 e classificou como falsa a afirmação dos autores. Segundo a defesa, tal aumento ocorreu no ano de 2012 quando o próprio autor da ação, o então vereador Edmilson Moreira, era o presidente da Câmara Municipal, afirmando que esse aumento ocorreu em 31 de Agosto de 2012 e sendo colocado em prática em março deste ano.

Continua depois da publicidade

Porém, o Juízo de Direito da Vara Única da Comarca de Miguel Alves fundamentou em sua decisão que “é inexplicável, sob qualquer ponto de vista, uma situação em que se tem, de um lado, a incapacidade estatal amplamente alardeada de se atender integralmente às demandas dos pacientes infectados, particularmente no que se refere a leitos de UTI, havendo risco concreto de colapso no sistema de saúde, o que justificaria as severas limitações impostas atualmente à sociedade e, de outro, agentes públicos aumentando suas próprias remunerações” que o Juízo classificou de “polpudas” e, cuja atuação dos vereadores, de um modo geral, está distante de atingir o retorno social almejado. A Câmara de Vereadores ainda pode recorrer da decisão.

Confira um trecho da decisão.

Confira a Decisão Miguel Alves, na integra, clicando aqui.

Imagem: miguelalves.pi.leg.br

Compartilhe!

Veja também
1c2d8e97-f043-47e6-a19c-35248a920f54

“Caminhos da União”

O investimento informado é de R$ 435.685,41….
IMG_4518

Centro Municipal de Educação Infantil

Unidade de educação infantil foi entregue no povoado Juá durante solenidade realizada pela Prefeitura de…
IMG_4443

Indicadores sociais e ambientais

Município aparece entre os dez piores desempenhos do estado no levantamento…
IMG_0350

desligamento programado

Desligamento de energia elétrica na região de captação…
IMG_4331

Profissionalização

Programa estadual oferece cursos gratuitos em diferentes áreas profissionais…
ETA Aguas do Piaui

parada programada

Manutenção na Estação de Tratamento…
Matérias relacionadas
4C1A6772-A291-425A-AA84-355B74C03819

Catolicismo

Fiéis são convidados a participar da celebração que destaca a presença de Cristo na Eucaristia…
IMG_4340

Enem

Solicitações podem ser feitas até 5 de junho…
IMG_4307

Inauguração

Chegada da nova filial reforça o crescimento da marca e amplia as opções de compras…
prova-do-enem

Enem 2026

Prazo segue até 5 de junho e provas serão aplicadas em novembro, nos dias 8…
edc6b90d-9f0a-40af-b992-ec0a141bf33a

Matéria em colaboração

No período junino, organizadores e comerciantes devem solicitar o serviço com antecedência para garantir segurança…
IMG_4183

PNAB

Capacitação gratuita será realizada no dia 30 de maio e terá vagas limitadas para artistas,…